saneamento basico
Tratamento Chorume Osmose Reversa

Avaliação técnica e ambiental do tratamento de chorume via osmose reversa em aterro sanitário metropolitano

Tratamento Chorume Osmose Reversa

Resumo:

O chorume é um efluente líquido gerado a partir da decomposição dos resíduos sólidos urbanos (RSU) em aterros sanitários, caracterizado por sua elevada carga orgânica e variabilidade físico-química.

Seu tratamento adequado é essencial para evitar impactos ambientais negativos, como a contaminação de solos e corpos hídricos.

Dentre as tecnologias disponíveis, a osmose reversa tem se destacado pela alta eficiência na remoção de contaminantes. Permitindo a obtenção de um permeado tratado e a redução da carga poluente. Neste trabalho, avaliou-se a eficácia técnica e ambiental aplicada ao tratamento de chorume em um aterro sanitário metropolitano no estado do Ceará.

Conheça as Soluções da AST Ambiente para Tratamento de Chorume

Foram realizadas análises físico-químicas e biológicas do efluente bruto e tratado ao longo de dois anos, com medições bimestrais.

Tratamento Chorume Osmose Reversa

Os resultados indicaram uma remoção média superior a 99% para parâmetros críticos, como Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Nitrogênio Amoniacal, garantindo a conformidade com os limites estabelecidos pela Resolução COEMA no 02/2017. Entretanto, verificou-se a necessidade de monitoramento contínuo para evitar oscilações em alguns parâmetros, como o sulfeto, que apresentou picos acima do limite permitido em dois momentos do estudo.

Os achados deste estudo reforçam a viabilidade da osmose reversa como uma alternativa eficiente para o tratamento de chorume. Possibilitando tanto o reuso do permeado quanto sua disposição em corpos d’água de forma ambientalmente segura, desde que haja um controle rigoroso do processo e uma gestão adequada do rejeito gerado.

Autora: Nadhyala Penha de Almeida.

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »