saneamento basico

Levantamento de dados sobre a utilização e armazenagem de defensivos agrícolas na lavoura de arroz irrigado em Tapes/RS, Brasil

Resumo

A rizicultura é a principal atividade econômica da região de Tapes no Estado do Rio Grande do Sul-BR, assim ressalta-se a importância da qualificação da mão de obra do setor, bem como a preocupação com a saúde do trabalhador e qualidade do ambiente. O presente trabalho apresenta a visão global das atividades realizadas junto aos produtores de lavouras de arroz irrigado, entre outras atividades agrícolas, no período de abril a junho de 2014, atendendo a demanda relacionada à gestão de Defensivos Agrícolas, como a forma de armazenagem e manuseio conforme orienta a legislação, especificamente relacionados às lavouras de arroz irrigado, cultura característica do município, buscando informações teóricas para a elaboração de uma cartilha sobre defensivos a ser disponibilizada aos clientes da empresa buscando saciar a necessidade de melhorar a saúde dos envolvidos. Outra atividade exercida foi o acompanhamento e elaboração de laudos de fiscalização. As atividades foram divididas nos seguintes tópicos: Teoria e Prática. Sendo relacionada ao levantamento teórico, a realização de uma pesquisa bibliográficas de Conceitos; Impactos Ambientais; Histórico sobre o assunto; Legislação; Produtos utilizados e EPI. E o tópico que atende a Prática, onde competem os relatos e os resultados obtidos pelas atividades exercidas durante o projeto. Considerando a importância do contexto e observando os danos que podem refletir na qualidade de vida de seres humanos e da biodiversidade, a atuação do Gestor Ambiental torna-se indispensável na relação entre a correta utilização dos defensivos e a preservação/manutenção do meio ambiente. Dessa forma, utilizando-se como instrumento uma cartilha, conscientizar agricultores a seguirem orientações adequadas conforme a legislação, antes mesmo da aquisição dos defensivos, na utilização e armazenagem até o destino final de suas embalagens, de forma que haja uma correta de manipulação de defensivos agrícolas no setor rural.

Introdução

O desenvolvimento econômico da região de Tapes/RS e seus municípios vizinhos dependem da alta qualidade e demanda da produção primaria de arroz e suas indústrias que beneficiam essa produção. Esta região possui áreas próprias para o cultivo do arroz irrigado por predominar uma topografia plana e solo pouco permeável.

Os Defensivos Agrícolas são insumos químicos utilizados no tratamento fitossanitário eliminando plantas invasoras e insetos nas lavouras de arroz. Estes produtos foram introduzidos no sistema de produção por intermédio da Revolução Verde com o intuito de intensificar a produtividade. As plantas daninhas e insetos que infestam as lavouras concorrem com as plantas de arroz por luz, água e nutrientes diminuindo o rendimento e a produtividade. A diversidade de espécies infestantes dificulta seu controle, resultando em consequências negativas na qualidade da produção.

A aplicação dos defensivos, bem como dosagens inadequadas, requer precaução e cuidados, assim como armazená-los. O local de estocagem dos defensivos deve ser construído de acordo com as normas de segurança estabelecidas por Lei, levando em consideração que o seu descumprimento pode acarretar em contaminação do ambiente. A localização geográfica das lavouras de arroz, próximas a rios e outros corpos d’água aumenta o risco de contaminação e exige adoção de práticas de manejo.

Considerando a importância do contexto e observando os danos que podem refletir na qualidade de vida de seres humanos e da biodiversidade, a atuação do Gestor Ambiental torna-se indispensável na relação entre a correta utilização dos defensivos e a preservação/manutenção do meio ambiente. A atribuição do Gestor volta-se à conscientizar os agricultores e demais pessoas a seguirem orientações adequadas conforme a legislação, antes mesmo da aquisição dos defensivos, na utilização e armazenagem até o destino final de suas embalagens, de forma que haja uma correta de manipulação de defensivos agrícolas no setor rural.

Autores: Daniela Cristina Haas Limberger e Fredolino Hermuth Neto.

baixe-aqui

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »