saneamento basico

Que água bebemos?

Não é um bom começo, eu sei. Mas é a realidade. Penso que não se pode esconder, ignorar ou enganar este fato.

Se você deseja que os usuários dos serviços do ciclo integral da água (CIA) tornem-se realmente conscientes da importância de hábitos e costumes, é necessário abolir este tabu: que eles saibam que o que bebemos é o que os outros despejam no vaso sanitário.

Vários colegas já escutaram sobre a detecção de microplasticos na água potável de muitas populações em todo o mundo. Impressionante que o estudo tenha detectado esta presença em cidades separadas uma das outras.

O problema é GLOBAL.

Quem está na gestão do dia-a-dia e governança das Plantas de Tratamento de Efluentes, deve saber das condições em que chegam nossos esgotos, resultado da inconsciência dos usuários.

Recentemente foi noticiado: uma “enorme e monstruosa” bola de gordura solidificada bloqueia um grande trecho do sistema de esgoto de Londres… esta bola de gordura pesa 130 toneladas e possui uns 210 metros… é uma combinação de absorbentes higiênicos, preservativos e fraldas”.

Água

Muito se fala sobre os contaminantes emergentes, drogas, remédios, estrógenos, produtos de beleza, etc, mas pouco se fala da tendencia de usar o vaso sanitário como despejo de elementos sólidos.

Além de lenços umedecidos e absorbentes higiênicos, os cotonetes para limpeza dos ouvidos são uma verdadeira dor de cabeça pelos problemas gerados em sistemas de gradeamento.

Pontas de cigarros, preservativos, compressas, etc. acabam acumulados nos inúmeros depósitos das estações de tratamento, causando odores, além de péssimo impacto visual.

Somos uma sociedade mal acostumada, da reutilização de fraldas passamos para a utilização de fraldas descartáveis. Apesar das políticas sobre os resíduos falarem da economia circular.

Não é politicamente correto, nem seria bem visto, mostrar um anúncio onde você vê alguém beber água proveniente de um vaso sanitário, porém creio que, por seu impacto, e acima de tudo pela necessidade urgente de conscientizar a população, é necessário que se faça já.

Jorge Chamorro – Engenheiro especialista em Tratamento  de Águas e em Dessalinização.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »