saneamento basico
drenagem

Em Belém/PA, resíduos sólidos e drenagem urbana serão fiscalizados por agência

A capital Paraense passa a contar com um importante instrumento na fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico. 

A recém-criada Agência Reguladora Municipal de Belém (Arbel), que substitui a antiga Agência Municipal de Água e Esgoto (Amae) chega com a missão de ampliar a competência regulatória no município visando à qualidade dos serviços prestados em benefício da população.

A nova entidade, criada pela Lei nº 9.576/2020, passa a regular os quatro eixos de saneamento básico, que são abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana, e não somente o abastecimento de água e esgotamento sanitário que já eram regulados pela antiga Amae. A instituição tem como objetivos aprimorar e fortalecer os mecanismos de regulação no âmbito do município de Belém visando maior eficiência e economicidade.

Com a mudança, a Arbel amplia o atendimento e ganha também o poder de punir empresas e prestadoras que não estejam executando um serviço de qualidade para a população. “O mais importante é termos o poder da multa, pois antes só ocorria a notificação. Agora, além da notificação, podemos aplicar penalidades, abrir processo e multar a empresa para que preste um atendimento de qualidade”, explicou a diretora presidente da entidade, Eliana Uchoa.

Ampliação

Com a expansão das competências, a autarquia passa a regular também os resíduos sólidos e a drenagem urbana, que são serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). “É uma iniciativa inédita e que mostra a isenção por parte da Prefeitura de Belém, que cria uma entidade para regular os serviços do próprio município para que a população seja beneficiada. Os serviços de resíduos sólidos oferecidos pela Sesan, aliás, serão fiscalizados cumprindo o que diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, garantiu a presidente do órgão.

Segundo ela, a reestruturação beneficia diretamente o usuário, que ganha mais acesso aos serviços prestados. “É mais um importante instrumento à disposição da população, que pode procurar a Arbel para orientações e até denúncias. A pessoa que estiver se sentindo lesada vai poder se dirigir até a ouvidoria da agência e nossas equipes irão ao local da denúncia fiscalizar in loco. Esse contato com o usuário vai ajudar na prestação de um trabalho eficiente”, completou.

LEIA TAMBÉM: GOVERNO FEDERAL LIBERA R$ 38,7 MIL PARA DRENAGEM URBANA NA ZONA NOROESTE DE SANTOS/SP

Fiscalização

Após o usuário formalizar a reclamação, a fiscalização será feita na casa do denunciante para identificar se é a empresa que não está prestando o serviço corretamente ou se é algum problema que necessita de obra.

Para solicitar atendimento, o usuário pode ligar para a ouvidoria da Arbel no número 98464-7478. Por conta da pandemia, o atendimento presencial está suspenso. A sede da entidade fica localizada na rua Braz de Aguiar, passagem Mac Dowell, 75, em Nazaré.

Penalidades

Com a presença da Procuradoria Jurídica, a nova agência poderá aplicar penalidades, entre as quais a advertência e até declaração de idoneidade para que a empresa fique impedida de prestar serviços.

O valor da multa vai depender da gravidade da ocorrência, incluindo ainda a multa por reincidência. Também são estabelecidos prazos de até 72h para que seja dada uma resposta imediata ao usuário.

Fonte: ABAR.

Últimas Notícias:
Novo Plano Estadual de Resíduos Sólidos será lançado em 2026

Novo Plano Estadual de Resíduos Sólidos será lançado em 2026

A Comissão Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos anunciou que lançará a nova versão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos até o final deste ano. O anúncio ocorreu durante a primeira reunião do grupo.Na ocasião, os participantes discutiram principalmente a revisão do documento, que orientará as próximas ações do setor.

Leia mais »
Água tem de estar no centro da governança climática

Água tem de estar no centro da governança climática

Apesar dos graves problemas provocados pelas grandes enchentes e pela escassez crescente de água em vários lugares do planeta, muitos ainda encaram a disponibilidade de recursos hídricos apenas como um reflexo das mudanças climáticas. Especialistas e gestores frequentemente interpretam secas, enchentes e eventos extremos como sintomas dessa pauta. Esse tipo de análise, no entanto, limita a compreensão do problema.

Leia mais »
Setor pede alinhamento de proposta de reúso com projeto de lei

Setor pede alinhamento de proposta de reúso com projeto de lei

A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) está preparando a Norma de Referência sobre reúso da água. Ela deve elaborá-la em diálogo com os órgãos responsáveis pelas outras propostas sobre o tema que tramitam paralelamente. A Abcon (Associação Brasileira das Empresas de Saneamento) também sugeriu contribuições.

Leia mais »