saneamento basico
agua

Corsan segue com obras para garantir o abastecimento de água nas cidades de Gramado/RS e Canela/RS

Os dois municípios já enfrentaram diversos registros de falta de água, principalmente, no final do ano passado

Após diversos registros de falta de água em Canela e Gramado neste ano e em períodos anteriores, a aproximação do verão preocupa novamente os moradores da Região das Hortênsias. A solução encontrada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para os problemas de abastecimento de água nas duas cidades foi a execução de diversas obras que estão demandando o investimento de R$ 90 milhões até 2024.

Um dos casos mais emblemáticos de falta de água ocorreu durante as festas de final do ano em 2019 e início de 2020, quando bairros da cidade ficaram sem abastecimento por dias. A situação motivou o prefeito João Alfredo de Castilhos Bertolucci, Fedoca, (PDT) a notificar a Corsan.

A companhia informou que vem realizando as melhorias no Sistema de Abastecimento de Água nos dois municípios para garantir o abastecimento, visto que a estiagem volta a preocupar com a predominância do fenômeno La Niña, caracterizado pela ocorrência de chuvas abaixo da média.


LEIA TAMBÉM: BIOECONOMIA E O REÚSO DA ÁGUA


Poços Artesianos

Segundo o gestor da Unidade de Saneamento Especial (USE) Hortênsias, Lutero Cassol, foram perfurados cinco poços artesianos no segundo semestre deste ano, sendo que quatro deles concederam água e vão permitir a circulação de mais 70 litros de água por segundo.

— Vai ser injetado no sistema do complexo Canela e Gramado, visto que a captação de água se dá no Poço da Faca, no Rio Santa Cruz, que estão no município de São Francisco de Paula. A Corsan capta a água lá, aduz até Canela, em uma extensão de 12 quilômetros, numa vazão de 400 litros por segundo, trata em Canela e distribui para Canela e Gramado — explica Cassol.

Os poços artesianos estão sendo montados, em fase de conclusão. No momento, estão sendo finalizados os abrigos de tratamento e as bases dos reservatórios. Conforme Lutero, a previsão é de que em 15 dias os quatro poços entrem no sistema de abastecimento do complexo Canela-Gramado. Eles estão localizados nos bairros Várzea Grande, Moura, Piratini e Dutra.

Tratamento de Água

Além da perfuração dos poços, a primeira etapa das obras, que visam solucionar os problemas de desabastecimento de água na Região das Hortênsias e que têm o custo de R$ 38 milhões, abrange a implementação de um reservatório de 3 milhões de litros, em Gramado, que já está em operação desde fevereiro deste ano.

Outro investimento foi o tratamento de lodo da Estação de Tratamento de Água (ETA II), que tem previsão de ser concluído ainda em dezembro deste ano. Outra ação realizada ainda na primeira etapa foi a interligação do Booster Florybal que já está finalizada e aguarda apenas a finalização da urbanização, o que não impede o seu funcionamento. Além disso, está em andamento a ampliação da subestação de energia elétrica de 300 kWA para 500 kWA, o que possibilitará a ampliação do bombeamento de água tratada para Gramado.

Uma operação que inicia agora em dezembro e tem previsão de conclusão no segundo semestre de 2021 é a complementação da adutora de Água Bruta, numa extensão de 6,5 Km, em ferro, 700 mm, no Sistema de Abastecimento de Água do complexo Canela-Gramado. Estão previstas até 2024 a adutora de água tratada Canela-Gramado em uma extensão de 15,7 Km em ferro, 500 mm, que está em fase de licitação, bem como a construção de dois reservatórios, de dois milhões de litros cada, no ExpoGramado e na Linha Carazal.

Além dos investimentos com obras para garantir o abastecimento de água das cidades, a Corsan também está realizando a ampliação do tratamento de esgoto cloacal de ambos os municípios. Em Canela, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Terezinha está concluída e aguarda a etapa de operação assistida. Já em Gramado, a ETE Dutra está sendo finalizada com a viabilização de recursos em um convênio entre empreendedores, a Corsan e o município, e a ETE Ávila está 80% concluída, custeada com recursos da própria companhia.

Fonte: Gaúcha ZH.


ÚLTIMA NOTÍCIA: ZEMA RETOMA PROJETO PARA LEVAR ÁGUA DE QUALIDADE A CERCA DE 30 MIL PESSOAS DO SEMIÁRIDO MINEIRO

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »