Lodos Ativados, MBR e MBBR

Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto de 2022 das 08:30 às 17:30 hrs.

Horário: das 08:30 às 17:30

Transmissão: Online e ao vivo

Investimento: R$ 1.350,00

MBBR: Fundamentos do processo, dimensionamento e aspectos operacionais dos sistemas MBBR ( Moved Bed Biofilm Reactor ) e IFAS ( Integrated Fixed Film Activated Sludge ).

MBR: Fundamentos do processo, dimensionamento e aspectos operacionais dos sistemas MBR ( Membrane Bio Reactor).

Curso Online: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais MBR e MBBR

Mais Informações:

Objetivo: Dar uma visão geral dos fundamentos teóricos e práticos do processo de tratamento biológico aeróbio de efluentes denominado Lodos Ativados.

Também serão abordados os processos biológicos aeróbios MBR ( Membrane Bio Reactor ), onde se utilizam membranas de micro e ultra-filtração e o processo MBBR ( Moving Bed Biofilm Reactor ) onde se utilizam “mídias” especiais para fixação de colônias de microrganismos.

Ao final do curso de 24 horas úteis ( 3 dias de 8 horas ), os participantes serão capazes de compreender os principais aspectos relacionados a projeto e controle operacional destes sistemas. Também é objetivo do curso propiciar a integração entre alunos e Instrutores, servindo como valiosa ferramenta de networking.

Público Alvo: Trata-se de um curso de nível “intermediário” voltado para profissionais e estudantes que atuam direta ou indiretamente com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Instrutores:

Moacir Araújo

Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos EESC-USP (1998-2002) e Doutor em Hidráulica e Saneamento pela mesma instituição (2003-2006). Trabalhou como coordenador do Centro de Planejamento e Desenvolvimento na Ajinomoto do Brasil (2003-2010), atuando como gestor de projetos e pesquisador para o desenvolvimento de novos produtos e processos nas áreas de nutrição animal, fertilizantes e tratamento de águas residuárias. Foi pesquisador de Pós-Doutorado no Laboratório de Processos Biológicos da EESC-USP (2011-2015), exercendo também a função de professor de disciplinas na área de saneamento para alunos de pós-graduação. Cofundador da empresa Bioproj Tecnologia Ambiental, onde atualmente é Diretor de Tecnologia e responsável pelo desenvolvimento de novos processos, projetos e construção de estações de tratamento de esgoto e efluentes industriais. Durante sua carreira, trabalhou como consultor técnico para várias empresas do ramo de saneamento e acumula grande experiência no setor, tendo muitas referências de sucesso no Brasil.

marcus vallero

Marcus Vallero

Eng. Civil pela Universidade Federal de São Carlos / SP, com Ph.D pela Wageningen University – Environmental Sciences (Netherlands). Atualmente é Gerente para os setores Municipal e Industrial da SUEZ Water Technologies & Solutions para toda a América Latina. É considerado um dos maiores especialistas do Brasil para projetos e implantação de sistemas MBR (Membrane Bio Reactors).

rubens

Rubens Francisco Jr.

Engenheiro Sanitarista e Ambiental, pós-graduado em Engenharia Sanitária Industrial. Experiência de mais de 40 anos no tratamento de efluentes domésticos e industriais, em laboratório de análises, operação, engenharia de processos e de projetos de estações de tratamento. Pioneiro em MBBR no Brasil desde 1.999. Foi gerente na FILSAN, Diretor da Degrémont (atual Suez) na Europa, Sócio-Diretor de Tecnologias da AQUAMEC. Atualmente é Sócio-Gerente da MEMPHIS, empresa especializada no fornecimento de ETE’s na modalidade “turn-key” e que é licenciada da Biowater Technology AS, empresa Norueguesa líder mundial na tecnologia MBBR.

Programa Lodos Ativados

Visão Geral do Processo

  • – Lodos ativados do tipo convencional e de aeração prolongada
  • – Reatores sequenciais por batelada
  • – Descarte e tratamento do lodo
  • – Tratamento preliminar


Princípios da Remoção da Matéria Carbonácea

  • – Reator biológico e recirculação de sólidos
  • – Tempo de detenção hidráulica e residência celular
  • – Relação alimento / microrganismo ( F/M )


Dimensionamento do Reator Biológico

  • – Seleção da idade do lodo
  • – Critérios e parâmetros de projeto
  • – Configuração física do reator
  • – Requisitos de Oxigênio e nutrientes 


Decantador Secundário

  • – Teoria do fluxo limite de sólidos
  • – Índice volumétrico de lodos
  • – Tipos de decantadores, dimensionamento e detalhes de projeto


Dimensionamento do sistema de Aeração

  • – Taxa de transferência de Oxigênio
  • – Aeradores mecânicos
  • – Aeração por ar difuso


Remoção Biológica de Nutrientes

  • – Nitrificação e desnitrificação
  • – Remoção de Fósforo


Problemas operacionais e soluções

Realização:

portal tratamento de agua

Apoiadores:

logo-bf-dias