saneamento basico
reservatorio

DAE de Bauru/SP terá primeiro reservatório com nova tecnologia

Essa será a primeira unidade construída pela autarquia utilizando a tecnologia

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) vai implantar um novo reservatório de água na região da Vila Falcão com a tecnologia de aço parafusado ou sistema de dobra dupla em substituição do tradicional concreto armado.

O reservatório terá capacidade para armazenar 3,5 milhões de litros de água, dobrando a capacidade de reservação na região da Vila Falcão. A abertura da licitação foi publicada no Diário Oficial desta quinta (5) e o início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2020.

Segundo a autarquia, a estrutura desses tipos de unidades se caracteriza pela qualidade e rapidez na montagem, já que as chapas de aço são fabricadas em ambiente industrial, ou seja, com maior controle, garantindo a qualidade dos elementos construtivos que compõem a estrutura do reservatório.

A tecnologia do reservatório metálico oferece vantagens se comparada às unidades convencionais. Esse tipo de construção leva cerca de 50 dias para ficar pronta, enquanto os reservatórios de concreto demoram, no mínimo, seis meses, já que sua estrutura precisa ser feita no campo com mão de obra artesanal.

Menos vazamentos

De acordo com o diretor de Produção do DAE, Heber Vieira, além de oferecer mais durabilidade, o novo sistema garante maior estanqueidade, inibindo possíveis infiltrações e corrosões, comumente observadas nos reservatórios de concreto.

“Suas chapas são parafusadas ou dobradas entre si e, nas emendas, há um sistema de vedação que impede vazamentos. O custo de manutenção de um reservatório desses é baixo se comparado ao feito de concreto, uma vez que o revestimento vitrificado e o aço inoxidável não precisam de manutenções constantes”, avalia.

Fonte: JC net.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »