saneamento basico

Aesa mantém prazo de chegada da transposição a Boqueirão, na Paraíba

Mesmo com o problema em uma das duas bombas da estação elevatória de água EBV-6, no eixo leste da transposição das águas do Rio São Francisco, a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) acredita que a água ainda vai chegar ao açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, no Cariri paraibano, até o dia 22 de abril.

As águas da transposição chegaram à cidade de Monteiro, na Paraíba, no dia 8 de março deste ano, e a Aesa disse que o tempo que ela levaria para passar pelo Rio Paraíba e os açudes São José, Poções, Camalaú e chegar ao açude de Boqueirão seria de 30 a 45 dias.

Entretanto, quando essa previsão foi anunciada, todo o sistema da transposição funcionava plenamente. Dias após a chegada das águas a Paraíba, uma das bombas da EBV-6 apresentou um problema e a vazão liberada foi reduzida quase pela metade.

Em contato com o Ministério da Integração Nacional, o presidente da Aesa, João Fernandes, que esteve em Brasília nesta terça-feira (28), informou que a bomba já foi reparada e encaminhada para a EBV-6, que fica no município de Sertânia, em Pernambuco. O próprio Ministério da Integração Nacional disse que até esta sexta-feira (31) a vazão deve ser normalizada. Se o sistema estivesse funcionando normalmente desde o dia 8 de março, a Aesa previa que a água poderia chegar até mesmo no dia 7 de abril, ou seja, 30 dias depois de chegar a Paraíba.

Desde que chegou a Paraíba, a água da transposição do Rio São Francisco já passou pelos açudes São José I e Poções, na cidade de Monteiro, e já está enchendo o açude de Camalaú, no Cariri paraibano. Depois que passar por Camalaú, a água vai seguir pelo Rio Paraíba até o açude de Boqueirão.

Para que não seja necessário aguardar estes açudes ultrapassem a capacidade total para que a água consiga seguir o caminho natural, foram feitas obras de rebaixamento nas barragens.

Segundo os dados da Aesa, o açude de Boqueirão está com apenas 3,2% do volume total. O reservatório tem capacidade para armazenar até 411.686.287 m³ de água, mas, nesta quarta (29), está com apenas 13.242.007 m³. O açude de Boqueirão abastece a população de Campina Grande e outras 18 cidades do Agreste paraibano. Por causa do baixo nível de água no açude, as cidades abastecidas estão em racionamento de água desde o mês de dezembro de 2014.

Fonte: G1

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »