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Alckmin autoriza licitação das obras para ampliar Canal de Nova Avanhandava

Intervenção na Hidrovia Tietê-Paraná beneficiará o escoamento de cargas por um dos principais corredores de exportação do país

O governador Geraldo Alckmin autorizou a licitação das obras de ampliação do Canal de Nova Avanhandava, no trecho paulista da Hidrovia Tietê-Paraná. A assinatura ocorreu nesta segunda-feira (28) no Palácio dos Bandeirantes.

“Essa hidrovia é estratégica para o meio ambiente, porque tira caminhão da estrada, tinha óleo diesel e melhora a logística. Com isso, o custo de transporte chegar a 30% mais barato. Além disso, a hidrovia irá gerar competitividade, desenvolvimento e emprego”, declarou o governador.

A obra beneficiará o transporte de cargas do país por um dos principais corredores de exportação do Brasil, que atende diretamente os estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.

A intervenção que será realizada no canal de navegação de Nova Avanhandava, no reservatório de Três Irmãos, proporcionará a ampliação de 2,4 metros de sua profundidade em 10 quilômetros da hidrovia.

Tal melhoria possibilitará maior flexibilidade na operação das hidrelétricas de Três Irmãos e Ilha Solteira sem interferir na navegação, uma vez que as embarcações que navegam pela hidrovia compartilham o mesmo espaço físico das barragens das usinas hidroelétricas, construídas com o conceito de aproveitamento múltiplo das águas.

Com isso, a obra será de extrema importância para o futuro do modal por contribuir para a compatibilização do uso do reservatório tanto para o transporte de cargas como para a geração de energia.

Edital
O edital será publicado pelo Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH), responsável pela administração da hidrovia, na terça-feira, dia 29 de março, para dar início à concorrência pública de contratação das obras.

A expectativa que as obras sejam iniciadas em julho deste ano. A empresa que vencer o certame será responsável pela execução dos serviços dentro do prazo de 29 meses. A metodologia construtiva empregada será por meio de escavação submersa (derrocamento) e a seco (céu aberto).

O investimento previsto nas intervenções é de R$ 289,6 milhões, que fazem parte do Programa de Modernização da Hidrovia Tietê-Paraná. As Licenças Ambientais de Instalação e de Operação das obras já foram concedidas pela Cetesb, órgão ambiental, em 27 de janeiro deste ano.

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