saneamento basico
Chuvas Severas Rio Janeiro

Chuvas severas na cidade do Rio de Janeiro: registros no clima presente e análise de projeções futuras de eventos extremos

Chuvas Severas Rio Janeiro

Autores: Carolina Orleans Stephá e Wanderson Luiz-Silva

A cidade do Rio de Janeiro convive recorrentemente com transtornos e tragédias originadas por chuvas extremas. A Defesa Civil é o órgão que atua ativamente diante desses episódios adversos, sendo responsável por desenvolver ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, buscando minimizar os impactos e restabelecer a normalidade social.

Nesse contexto, o objetivo desse estudo é examinar o comportamento das chuvas extremas na cidade do Rio de Janeiro no clima presente e investigar cenários futuros desses eventos.

Assim, o presente trabalho caracteriza a distribuição espaço-temporal dos registros de precipitação extrema de 23 anos da cidade do Rio de Janeiro (1998-2020) elaborada por meio de índices específicos com dados de 28 pluviômetros do Sistema Alerta Rio.

Por fim, projeções futuras de chuvas intensas baseadas em cenários do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) foram avaliadas para o município no decorrer do século XXI através do modelo climático Eta-MIROC5.

LEIA TAMBÉM: APÓS PRIVATIZAÇÃO, SABESP DIZ QUE TARIFA SOCIAL VAI BENEFICIAR 1,2 MILHÃO DE PESSOAS

Essa pesquisa ratifica que os episódios de chuvas severas são diferentes em cada uma das regiões da cidade e que fatores topográficos influenciam acentuadamente os acumulados pluviométricos.

Os maiores limiares foram aferidos em bairros próximos a maciços, como a Tijuca (Zona Norte), a Grota Funda (Zona Oeste) e a Rocinha (Zona Sul), principalmente durante os meses de verão.

Contudo, as chuvas mais severas se comportam de modo ligeiramente diferente entre as zonas norte e sul da cidade durante o verão e o inverno.

LEIA TAMBÉM: ‘A GENTE ERROU MUITO’, DIZ CEO DA GRANBIO SOBRE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO

A diferença da precipitação total anual entre a Rocinha e outros bairros alcança até 700 mm, sendo essa uma região bastante vulnerável. As projeções futuras indicam um aumento expressivo das precipitações intensas em relação às médias históricas, reforçando ainda mais a relevância das ações de prevenção e preparação para esses eventos extremos.

Fonte: BASR

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »