saneamento basico

DAEE prepara desassoreamento de 41,2 quilômetros no Tietê

O DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) iniciou dia 21 de dezembro o processo de licitação para limpeza e desassoreamento de 41,2 mil metros do rio Tietê, no trecho entre a Barragem da Penha e o lago da barragem Edgard de Souza. O edital prevê a remoção de 500 mil metros cúbicos de sedimentos depositados no fundo do canal nos próximos 12 meses.

O trabalho inclui também a manutenção e operação das barragens Móvel e da Penha, do conjunto de pôlderes localizados nas pontes do Limão (margem direita), Vila Maria (margem direita e margem esquerda), Vila Guilherme (margem esquerda) e Aricanduva (margem direita e margem esquerda); dos taludes e bermas do rio Tietê na cidade de São Paulo, no trecho das avenidas marginais entre a Barragem da Penha e o Cebolão, com remoção de areia, lixo e vegetação que cresce nas bermas (plataforma localizada na base dos taludes) e reparo de trincas nos taludes de concreto.

Ricardo Borsari, Superintendente do DAEE, destaca que “este é um trabalho fundamental para garantirmos a capacidade de vazão do rio Tietê e minimizar o risco de inundações em todo o trecho, beneficiando os municípios de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Carapicuíba e Barueri”.

A abertura das propostas está prevista para o dia 5 de janeiro.

Fonte: DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »