saneamento basico

Estiagem faz agricultores reduzirem a irrigação em propriedades no DF

Os agricultores do Distrito Federal estão reduzindo a irrigação por causa da estiagem. Desde março chove muito pouco pela região.

A Estação Ecológica de Águas Emendadas é uma área do cerrado que fica em Planaltina, no Distrito Federal. Do Planalto Central brota a água que abastece as bacias hidrográficas do Tocantins/Araguaia, no Norte do país, e a Bacia do Prata, na região Sul. Na estação já foram catalogadas 33 nascentes.

Mas a unidade de conservação tão importante para o Brasil sofre com os impactos da estiagem. Houve grande queda do nível dos mananciais. Nos últimos cinco meses, praticamente não choveu na região.

Segundo a agência reguladora de águas, essa é a maior crise de recursos hídricos dos últimos 30 anos.
Desde o mês de agosto, a área irrigada de quase 20 mil hectares caiu 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Os produtores rurais se uniram à Emater e à agência de águas e montaram uma programação para retirar menos água dos córregos e rios da região.

A agricultora Solange de Brito, que tem uma chácara de 10 hectares em Brazlândia, planta hortaliças o ano inteiro e usa a água de um córrego para irrigar a lavoura. Com a pouca água do córrego, ela só e molha a horta uma vez ao dia. Antes eram duas vezes.

O córrego também passa pela propriedade do agricultor Ricom Ruthes, que planta legumes e verduras. Ele está intercalando os dias de irrigação.

Em outra área de Planaltina os agricultores não podem usar o pivô central. A água não chega aos canos. O agricultor Leandro Maldaner adiou o plantio de milho.

A Climatempo prevê que deve chover acima do normal na região entre os meses de outubro e dezembro.

Fonte: Globo Rural
Foto: Amanda Sampaio/G1

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »