saneamento basico
Cidades Brasileiras Desastres Ambientais

Estudo busca prevenir inundações em Goiânia/GO

Imagem Ilustrativa

Dois professores do Campus Trindade do Instituto Federal Goiano (IFG), desenvolveram uma série de estudos com a finalidade de criar uma nova equação de chuvas para a capital.

Conforme a matemática e doutora em Ciências Ambientais, Maria Socorro Duarte e o engenheiro civil e doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vinícius Otto de Aguiar Ritzamn Marzall, a ferramenta poderá contribuir para políticas públicas preventivas relativas ao controle de inundações, abastecimento e racionamento de água, irrigação e erosões do solo.

“Observamos que os dados existentes hoje são bem antigos, o que dificulta a elaboração de projetos para drenagem urbana”, afirma Maria Socorro.

Uma equação de chuvas engloba três aspectos: intensidade, duração e frequência. Para que o estudo fidelize a realidade atual, os pesquisadores dividiram o trabalho em três etapas com a ajuda da pesquisadora de iniciação científica Gabriela Mizzy.

A expectativa é de que até o meio do ano que vem os pesquisadores apresentem a nova equação. “Queremos dar uma robustez maior para o estudo.

Ir além dos dados, entender aspectos como, por exemplo, o adensamento urbano, que provoca ilhas de calor e de que forma isso afeta as precipitações”, ressalta Vinícius Otto.

Cuidados

Com o tempo instável, o gerente do Cimehgo explica que Goiás está em alerta de atenção. Logo, é necessário que a população tome certos cuidados. Segundo ele, é preciso evitar as áreas de alagamento e transbordamento de rios e riachos e, principalmente, não se descolar ao avistar a tempestade.

“Na pressa de chegar em casa, as pessoas têm aquela mania de falar: vou chegar antes da chuva. Mas eu vou te dar uma notícia: você não vai. Quando notar que o céu estiver carregado, espere a chuva passar no local em que está”, recomenda.

Fonte: DM.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »