HHTEC Bomba Atlas Copco
“São as águas de março fechando o verão…” – mas, com a crise climática, a rima já não é previsível e as chuvas fortes podem ocorrer a qualquer momento. Diante desse cenário, a HHTEC, empresa de manutenção de túneis e piscinões na região metropolitana de São Paulo, buscou na Atlas Copco uma solução para suplemento de drenagem aos sistemas existentes, resultando na aquisição da motobomba a diesel com escorva automática PAS 150 MF
De acordo com o gerente de contratos da HHTEC, João Pereira, o verão intenso na capital paulista e nos municípios vizinhos costuma ocasionar pontos de alagamento críticos. A PAS 150 MF, com a sua alta vazão e independência de infraestrutura elétrica, trazem vantagens como um suplemento de drenagem em situações emergenciais.
A HHTEC é cliente novo de bombas Atlas Copco e foi conquistada após contato na feira IFAT e posterior participação em um customer day em Sorocaba (SP), onde se consolidou o primeiro negócio. “A Atlas Copco acredita em relações de parceria com seus clientes. Com a HHTEC não é diferente, que já comemora os resultados provenientes desse trabalho em conjunto”, afirma o gerente nacional de Desenvolvimento de Negócios, Roberto Horii.
Diante da imprevisibilidade das chuvas cada vez mais fortes, a Atlas Copco disponibiliza soluções em bombeamento portáteis, com destaque para a linha de motobombas a diesel de escorva automática a vácuo. O modelo PAS 150 MF (6″ x 6″), por exemplo, foi desenvolvido para enfrentar eventos climáticos extremos como enchentes, sendo amplamente aplicável em garagens subterrâneas, áreas industriais, pátios de equipamentos, obras de infraestrutura e controle de barragens no setor de mineração. O setor público, assim como concessionárias de água e esgoto, também se beneficia dessa opção para evitar paralisações de atividades em casos de emergência.
LEIA TAMBÉM: Encontro em SP discute políticas urbanas para o manejo das águas
A motobomba PAS 150 MF apresenta vazão máxima de até 525 m³/h e altura manométrica de até 34 mca. Devido ao sistema de escorva automática a vácuo, o bombeamento inicia de forma imediata, pois o ar no tubo de sucção é removido com rapidez. Sua capacidade de movimentar líquidos com sólidos em suspensão a torna ideal para drenagem em ambientes que contenham detritos, como obras de saneamento e gestão de águas pluviais.
HHTEC Bomba Atlas Copco
Além das motobombas diesel, a Atlas Copco também oferece a linha de bombas submersíveis elétricas WEDA, com modelos para drenagem (D), lodo (S) e dragagem (L). Elas contam com motor de partida integrado, proteção de motor e controle de nível automático opcional. Os impulsores de cromo endurecido (55 HRC) e difusores de borracha ajustáveis garantem alta resistência ao desgaste, mesmo em condições agressivas. Mais leves que equipamentos similares, proporcionam fácil manuseio e transporte, além de um sistema de vedação que permite manutenção simples no próprio local de operação.
LEIA TAMBÉM: Quais os grandes desafios do setor energético em Portugal?
Para a HHTEC, a escolha da PAS 150 MF significou, sobretudo praticidade na colocação em funcionamento do sistema, uma vez que a instalação não depende de geradores ou de mão de obra especializada em elétrica. A motobomba está alocada a um plano de contingência como unidade suplementar de drenagem e deslocada de acordo com as necessidades ou situações emergenciais.
A Atlas Copco reforça a importância de dimensionar corretamente o equipamento conforme vazão, altura de elevação, tipo de líquido e presença de sólidos em suspensão. Para oferecer suporte e atendimento especializado, a empresa disponibiliza um canal via WhatsApp pelo número (11) 99705-0896.