Litoral SP Obra Enchentes
Primeiramente avançam na cidade de São Vicente, no litoral de SP, as obras que compõem o maior projeto de combate às enchentes da história da Cidade, consistindo na reestruturação do canal e implantação das comportas em oito localidades (Castelo Branco, Pompeba, Dique das Caixetas, Beira Jóquei, Sambaiatuba, Dique do Piçarro, Caminho da Divisa e Sambaiatuba 2).
O maior projeto de combate às enchentes da história de São Vicente é fruto de um grande pacote de investimentos do Governo de São Paulo, que destinou ao Município R$ 45 milhões, sendo R$ 30 milhões para drenagem.
Portanto a ação visa reduzir consideravelmente os alagamentos no município, impactando a vida de moradores da Cidade Náutica, Vila Fátima, Pompeba, Jóquei e Tancredo, regiões tradicionalmente afetadas pelas chuvas e/ou alta da maré.
Ademais a obra do canal está prestes a ser concluída, restando apenas algumas interligações de microdrenagem nos dois últimos trechos e acabamentos nas travessias das ruas Stélio Machado Loureiro e Antero de Moura.
Contudo paralelamente, a via está sendo reurbanizada, com novo asfalto, calçadas e iluminação.
LEIA TAMBÉM: Projeto altera a Lei de Saneamento Básico para incluir drenagem de águas pluviais
Litoral SP Obra Enchentes
Segundo o canal está sendo aumentado de seis para 10 metros e a profundidade de 1,5 para 2,5 metros. Isso deverá reduzir demais as ocorrências.
Portanto já a implantação das comportas segue em andamento. Com instalação concluída no Sambaiatuba, em execução na:
- Avenida Castelo Branco,
- Pompeba,
- Dique das Caixetas e
- Beira Jóquei e a ser efetuada no Caminho da Divisa e Sambaiatuba 2.
LEIA TAMBÉM: Foz do Amazonas tem 10 bilhões de barris recuperáveis, estima EPE
Em suma os trabalhos são realizados pela construtora DP Barros, com fiscalização do Estado, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).
Fonte: DL.