O projeto em questão é um consórcio entre as empresas Restor (empresa do grupo Suez), Vitalux e Stemag e engloba a “Prestação de serviços técnicos de engenharia para elaboração de estudos, projetos e implantação de planos de trabalho para otimização do setor de abastecimento de água Jardim São Luiz, visando a redução de perdas reais na unidade de negócio sul e unidade de negócio oeste, permitindo melhor eficiência da operação e gestão do sistema”.
O setor São Luiz possui grande extensão territorial (36,4Km²) e densidade populacional elevada, com 724.836 habitantes, 1024 Km em extensão de rede de água e 163.712 ligações. Anteriormente ao projeto, o setor apresentava intermitência constante no abastecimento, pressões elevadas da rede de abastecimento e falta de redes de adução ao longo do setor.
Após a implantação das intervenções o sistema São Luiz conta com pressão ajustadas e adequadas ao abastecimento do sistema. Como grande resultado das intervenções verificou-se ume Redução de Perdas Reais de Água no sistema, em torno de 1.030.000 m³ por mês (volume médio no período de 6 meses de apuração). Considerando-se o problema atual de abastecimento de água em diversos pontos do país, em especial na região metropolitana de São Paulo, esta economia é significativa para o sistema.
A previsão de implantação para todas as intervenções foi de 18 meses, prazo considerado inédito para as companhias de saneamento, considerando a complexidade do projeto e quantidade de intervenções e obras do escopo.
Após 12 meses do início do projeto, as maiores intervenções relacionadas à setorização do sistema já estavam concluídas, com implantação do Parque Fernanda (novo setor, criado para dividir e otimizar o abastecimento do São Luis):
• Implantação do reservatório metálico de 15.000 m³
• Instalação de adutoras principais (DN 700 e 800 mm)
• Implantação da estação elevatória de água
• Instalação das 8 principais VRPs para controle das pressões no sistema, tendo sido priorizadas as de maior área de influência
• Finalização a primeira etapa de pesquisa de vazamentos, com varredura em 100% das redes do sistema
Desta forma, logo após o primeiro ano de contrato, já foi possível verificar grandes resultados em relação à economia de perdas de água do sistema.
Nos últimos 6 meses de implantação do projeto, foram finalizadas as atividades de escopo do contrato:
• Controle de pressão, com a instalação das últimas VRPs previstas
• Otimização da elevatória existente no Parque São Luis, para adequação às novas vazões do sistema
• Executada a segunda etapa de pesquisa de vazamentos, com nova varredura em 100% das redes de distribuição
• Reparo de todos os vazamentos detectados em redes e substituição dos ramais
• Finalização das intervenções em favelas, com encerramento das atividades socioeducativas para a regularização de ligações clandestinas e Instalação de equipamentos reguladores
Todas as atividades foram concluídas dentro do prazo do contrato, ressaltando a agilidade e inovação do Contrato de Performance, onde a remuneração da contratada está vinculada não só às implantações efetuadas, mas também ao resultado do projeto em termos de economia e redução das perdas.
Confira a apresentação detalhada do projeto: Projeto São Luiz – Redução de Perdas Reais de Água – SUEZ