saneamento basico

Racionamento de água continua no ES mesmo após fortes chuvas

Mesmo com toda essa chuva que atinge o Espírito Santo, o racionamento de água em algumas regiões continua. De acordo com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), a situação do Rio Santa Maria da Vitória melhorou, mas o racionamento para moradores da Serra, parte continental de Vitória, dez bairros de Cariacica e Praia Grande, em Fundão, ainda está mantido.

Na próxima quinta-feira (17), a Cesan deve analisar o nível da represa de Rio Bonito, que regula a vazão do Rio Santa Maria da Vitória, para verificar se o racionamento vai ser mantido. Enquanto isso, a população deve fazer o uso consciente da água.

Já no Rio Jucu, em Vila Velha, a chuva deste fim de semana trouxe um alívio. O aumento da vazão e deu até para pescar. Esse cenário, de acordo com especialistas, não era visto há pelo menos dois anos. Apesar da chuva ter aumentado a vazão do rio, segundo ambientalistas a preocupação com o racionamento de água não deve diminuir. Isso porque, o volume ainda não foi suficiente para recarregar o lençol freático.

Outra preocupação é com a quantidade de vegetação dentro do Rio Jucu, resultado do depósito de material orgânico, como esgoto. Quanto mais mato no leito, menor a absorção de água no solo, fazendo com que o nível do rio diminua mais rápido, caso pare de chover.

Fonte: Jornal Folha Vitória

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »