saneamento basico

Reservatório de água será construido na Serra/ES

A obra do reservatório de água Reis Magos, na Serra, está em finalização. A estação promete aliviar a demanda sobre o Rio Santa Maria da Vitória, e abastecer parte do município da Serra, na Grande Vitória. A previsão é de que comece a funcionar no próximo mês.

De acordo com o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Amadeu Vetler, o reservatório irá introduzir 500 litros de água por segundo no sistema da Grande Vitória.

“Esse equipamento todo irá possibilitar aliviar o sistema de Santa Maria que abastece Vitória e Serra, fazendo uma maior reservação em Rio Bonito, trazendo maior segurança hídrica ao fornecimento na Grande Vitória”, disse Amadeu.

Como vai funcionar
O rio Reis Magos nasce em Santa Teresa, na região Serrana do estado, e deságua no município da Serra. O rio ainda mantém um bom volume, mesmo em tempos de estiagem.

Uma tubulação de 15 km levará a água até um reservatório em Serra Sede. A partir daí, a distribuição será feita para 18 bairros. A água será suficiente para abastecer 150 mil moradores.

Segundo o vice-governador César Colnago, 170 homens estão trabalhando para colocar o sistema em funcionamento até o próximo mês.

“Estamos tomando providências, inclusive alugando equipamentos, para aproveitar as chuvas que estão com previsão de cair”, afirmou.

A obra só seria feita em 2020, mas por conta da seca que atinge o Espírito Santo, o governo antecipou a construção. O reservatório terá limite para armazenar 5 milhões de litros d’água.

Problemas com o Rio Jucu
O Rio Jucu, que abastece 40% da Grande Vitória, ainda é uma preocupação. Para tentar resolver o problema, o governo planeja um reservatório muito maior, com capacidade para armazenar 20 bilhões de litros d’água.

O projeto de construção da estação fica pronto em janeiro de 2017. O desafio seguinte será encontrar parceiros que ajudem na construção.

“A gente irá compartilhar esse projeto não só com a parte de reservação de água, mas também com a possibilidade de geração de energia elétrica, do uso para lazer e psicultura. A ideia é criar um empreendimento que dê sustentação não só pelo aspecto de reservação de água, mas também pela geração de energia”, disse Amadeu Vetler.

O vice-governador disse que o governo alerta os moradores para que economizem água. A previsão para setembro é de pouca chuva.

“Temos que diminuir o nosso consumo, porque a abundância de água já foi há tempo. Agora é um momento de muita escassez e nós temos que pensar como usar melhor esse recurso”, afirmou César Colnago.

Fonte: G1
Foto: Reprodução / TV Gazeta

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »