Tratamento Lixiviado Aterro
Resumo:
O presente estudo objetiva avaliar a rota proposta para o tratamento do lixiviado do aterro sanitário intermunicipal dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim.
Nesse estudo foi, primeiramente, analisado os documentos disponibilizados pela prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro, a saber: (1) Memorial descritivo do projeto do aterro sanitário intermunicipal, (2) Estudo de autodepuração do Córrego da Estiva, (3) Planta de arranjo geral do aterro e plantas da ETP (proposta inicial), e (4) Proposta técnica do novo sistema de tratamento de percolados.
Em segundo lugar, buscou-se detalhar sobre as características do efluente em estudo. Nesse item foram apresentadas as principais características físicas e químicas do lixiviado, considerando especialmente lixiviados de aterros brasileiros e a influência do clima, idade do aterro, tipo de solo e variáveis operacionais do aterro.
Tratamento Lixiviado Aterro
Estabeleceu-se uma comparação com as características físicas e químicas do esgoto doméstico. De forma a demonstrar a diferença desses efluentes e a importância, na concepção do projeto de tratamento. De se considerar parâmetros específicos para lixiviado (recalcitrância da matéria orgânica, concentração de nitrogênio amoniacal, presença de metais traço, cloretos, parâmetros biocinéticos, entre outros).