saneamento basico
residuos-solidos-capacitacao

Agespisa e IAEPI discutem operação dos sistemas da zona rural de Teresina/PI

Imagem Ilustrativa

Na manhã da quinta-feira (20), representantes da Agespisa e do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí (IAEPI) estiveram reunidos para discutir a operação dos sistemas de abastecimento de água da zona rural de Teresina.

Em 2022, os sistemas devem ser repassados ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) Meio Norte.

O presidente da Agespisa, Genival Sales, foi representado no encontro pelo assessor de Concessões, Fernando Alencar. Participaram da reunião também o diretor-geral do IAEPI, Magno Pires, os advogados Franz Beckenbauer e Catarina Braga e o assessor Marcelo Amorim.

Com início de atividades previsto para este ano, o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) Meio Norte será responsável pelo abastecimento de água, esgoto, tratamento de lixo e resíduos sólidos na zona rural dos municípios de Teresina, União, José de Freitas e Nazária. A organização não-governamental é financiada pelo Tesouro Estadual.


LEIA TAMBÉM: GDF investe mais R$ 1,5 mi em sistemas de esgoto nas áreas rurais do DF

Operação dos Sistemas

Durante a reunião foram discutidos os trâmites para a formalização do repasse dos sistemas da zona rural da capital, que hoje são operados pela Agespisa.

“Vamos formalizar o instrumento jurídico adequado, com base no contrato de programa e legislação específica, e encaminhar para o Instituto de Águas e Esgotos, que está articulando o início dos trabalhos do Sisar Meio Norte”, afirmou o assessor de Concessões, Fernando Alencar.

Ele ressaltou ainda que a iniciativa dará cumprimento à exigência de universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário prevista no contrato de programa com a Prefeitura de Teresina. Atualmente, a Agespisa atende nove comunidades na zona rural de Teresina.

Fonte: PI.

Últimas Notícias:
Hidro Solo Fenasan 2025

Hidro Solo consolida presença de destaque na Fenasan 2025 com soluções avançadas para Tratamento de Água

A participação da Hidro Solo na Fenasan 2025 reforçou, mais uma vez, o protagonismo da marca no cenário nacional do tratamento de água e saneamento. Com 44 anos de expertise e atuação em todas as regiões do país, levamos para o Expo Center Norte, em São Paulo, tecnologias capazes de elevar a eficiência operacional de Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Sistemas de Filtração.

Leia mais »