Águas Imperador Tratamento Esgoto
Águas do Imperador inaugurou, na manhã de quinta-feira (12/12), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Independência. A cerimônia de inauguração contou com a presença diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Claudio Abduche, diretores de diversas áreas do Grupo, do prefeito Rubens Bomtempo, do secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, representantes da Câmara Municipal de Petrópolis, entre outras autoridades.
Portanto a unidade foi projetada para acompanhar o crescimento da região ao longo dos anos e atender até 22 mil habitantes.
“Hoje inauguramos a ETE Independência e celebramos os progressos que tivemos este ano no saneamento básico de Petrópolis. Em junho inauguramos a ETE Itaipava e, além do tratamento de esgoto, ampliamos também no abastecimento de água para regiões que ainda não eram atendidas. Para ano que vem já temos o projeto da ETE Itamarati, para que possamos seguir avançando”, destacou o diretor da Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.
Primeiramente a ETE Independência tem capacidade para tratar até 2,5 milhões de litros de esgoto por dia e vai atender, neste primeiro momento, aos mais de 10 mil moradores das regiões do Independência, Alto Independência, Vale do Príncipe, Caminho do Imperador, Quarteirão Italiano, Taquara e Siméria.
LEIA TAMBÉM: Sabesp anuncia R$ 15 bilhões em obras para ampliar o saneamento básico em SP
“Essa é uma comunidade que luta muito para que os seus filhos cresçam e evoluam. Em 2022 estivemos aqui com o Programa Nosso Bairro e entre as metas a serem cumpridas, estava a Estação de Tratamento de Esgoto que estamos aqui hoje entregando. É muito importante que um trabalho ambiental seja difundido nas escolas do bairro e eu tenho certeza que será um marco, uma mudança de fato, para uma nova consciência”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Águas Imperador Tratamento Esgoto
Portanto a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Independência foi construída nos mesmos moldes da ETE Itaipava, inaugurada em junho deste ano. Contudo a unidade ocupa uma área 75% menor do que as estações convencionais e é 100% automatizada, garantindo mais sustentabilidade para o meio ambiente e alta eficiência no tratamento. Em conclusão as obras foram realizadas pela Tigre Água e Efluentes e pela Carioca Engenharia, com os mais sistemas e equipamentos.
“Estamos muito felizes em inaugurar mais uma Estação de Tratamento de Esgoto, principalmente aqui no Independência, uma área com uma população muito grande. Petrópolis atinge mais de 80 % de esgoto coletado e tratado, e esses avanços são fundamentais para a garantia da saúde pública”, ressaltou o diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Claudio Abduche.
LEIA TAMBÉM: Incêndios deixam rastro de destruição em terras indígenas
Em suma a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Independência faz parte do 6º termo aditivo. Assinado em abril de 2023, entre a Prefeitura de Petrópolis e a Águas do Imperador.