Imagem Ilustrativa
Para que a biodiversidade seja mantida e a riqueza natural de um município simbolize uma vida saudável, é necessário preservar as condições básicas para as aves, plantas e outros seres vivos sobreviverem, como água limpa e alimentos disponíveis. Pensando nesse grande desafio, a Prefeitura de Araras e o SAEMA, Serviço Municipal de Água e Esgoto, inaugurou, no ano passado, um sistema pioneiro e inovador de tratamento de esgoto e efluentes.
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (SAEMA) conta com sistema que contribui para não contaminar recursos naturais, conseguindo eliminar até 89% dos resíduos da água
O sistema funciona através de uma seleção dos micro-organismos, que possuem a habilidade de decompor substâncias contaminantes, no esgoto. Após selecionar, os microrganismos passam pelo processo de multiplicação, nomeado bioaumentação, utilizado quando o local apresenta grande contaminação e para minimizar os impactos da poluição ambiental. Dessa maneira a estação de tratamento consegue eliminar até 89% dos resíduos da água.
Araras (SP) é a primeira cidade brasileira a utilizar esse tipo de tratamento, com o uso de microrganismos autóctones, encontrados regularmente na mesma área. De acordo com Daniel Kobori, chefe da divisão de coleta e tratamento de esgoto do SAEMA diz que é um processo natural:
“Como eles fazem parte do próprio ecossistema do ambiente, a gente não precisa colocar nada de substância química, é totalmente natural e ele age na degradação da matéria orgânica e do lodo gerado no processo”.
Neste ano, a cidade começou a coletar e realizar o tratamento de 100% do esgoto urbano, assim significa que o município de Araras não está eliminando o esgoto sem tratamento no Ribeirão das Araras, que deságua no Rio Mogi Guaçu, além de ser responsável pelo abastecimento de Araras (SP), também abastece Porto Ferreira (SP) e mais de 40 cidades paulistas.
“É uma vitória muito grande para o município, para a prefeitura, para o SAEMA e também para o meio ambiente, que vai conseguir se reestabelecer”, diz Daniel Kobori, que com o apoio da Prefeitura de Araras, o investimento e início da ação foi possível.
Iniciativas como o sistema pioneiro em tratamento de esgoto e o processo realizado pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto da Prefeitura de Araras, contribuem para que Araras, conhecida por cidade das aves e das árvores, persista e continue a promover a preservação dos recursos naturais e vitais.
Fonte: G1.