Skip to content
quinta-feira, junho 30, 2022
Últimas Notícias:
  • Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno
  • Saneamento e energia serão estrelas na retomada dos IPOs, prevê Citi
  • Empresas ampliam geração de energia a partir de resíduos orgânicos
  • SMOeste fará nova licitação para serviço de água e esgoto em São Miguel do Oeste/SC
  • Copasa inicia etapa final das obras de implantação dos sistemas de abastecimento de água em distritos de Montes Claros
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login
regionalizacao-saneamento-basico-rs
  • Esgoto
  • agosto 24, 2021

Assembleia apresenta proposta alternativa à regionalização do saneamento básico no RS

Imagem Ilustrativa

O presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), apresentou na tarde desta segunda-feira uma proposta alternativa aos dois projetos do Executivo que tratam da regionalização do saneamento básico no Rio Grande do Sul.

Proposta busca garantir a votação, diante das críticas feitas por gestores.

São dois projetos: PL 210 e PL 234. O primeiro, que envolve os municípios que são atendidos pela Corsan, tramita em regime de urgência, com previsão de votação para o próximo dia 31 de agosto. O segundo, que cria três blocos, não tem previsão para votação.

A proposta apresentada tem como objetivo a criação de dois blocos, ao invés dos quatro propostos pelo governo. Um com os municípios da Corsan e outro com os diferentes prestadores de serviços.

A nova proposta prevê ainda uma composição da unidade interfederativa da seguinte forma: será dividida em 50% dos municípios; 30% do Estado; e 20% das sub-bacias. “Há uma composição tripartite e que tu tem uma autonomia e uma soberania maior dos municípios gaúchos. Na questão dos 50% será pelo critério da proporcionalidade populacional dos municípios. No caso dos comitês, cada um teria um voto”, pontuou.

Além disso, no caso do bloco 2 (dos municípios não atendidos pela Corsan) a unidade interfederativa seria autorizada a criar subunidades. “Assim, é possível fazer lotes de licitações de acordo com as necessidades do municípios”, explicou. Segundo ele, assim, seria possível preservar as autarquias regionais.


LEIA TAMBÉM: Corsan atinge R$ 728,6 milhões de receita líquida no segundo trimestre de 2021


As premissas são as seguintes:

– Maior autonomia dos municípios. O projeto atual regride esse autonomia.
– Governança regionalizada em simetria com as 24 sub-bacias hidrográficas.
– Integração entre as diretrizs das unidades de saneamento através de órgãos de governança.
– Prestação de serviço que seja adaptada à realidade e às necessidades dos municípios.
– Tempo adequado para formular as políticas de saneamento.
– A lei é federal e temos que respeitar o Marco Legal.

As críticas aos projetos atuais recaem sobre dois pontos: a prestação regionalizada dos serviços e as regras de governança. No primeiro caso, em especial no caso do bloco ‘Não-Corsan’. Neste caso, entre os 190 municípios há muitos têm autarquias municipais, como é o caso da Comusa, de Novo Hamburgo, e do Dmae, de Porto Alegre; os que os serviços já foram privatizados, como Uruguaiana; e outros com administração direta e associações comunitárias. “Há uma heterogeneidade muito grande de serviços neste bloco”, pontuou.

Em relação as regras de governança, a crítica é porque os municípios são heterogêneos, em que as cidades são completamente diferentes, e não há uma observação das bacias hidrográficas e há uma falta de integração. “Como tu vai tomar decisões, com municípios completamente diferentes entre si e distantes um dos outros”, pontuou. Gabriel Souza explicou que a proposta é fruto de uma série de reuniões e debates sobre o tema. “A Assembleia está sempre cumprindo o seu papel de debate com a sociedade”, pontuou.

Reconheceu a necessidade de o Parlamento estar mais atento às discussões no Congresso Nacional.

Fonte: Correio do Povo.

AnteriorAnteriorEficiência energética em aterros sanitários: uma breve revisão
Próximo11 cidades de MG são as únicas do Sudeste que descartam lixo de maneira inadequadaPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno

2 min de leitura

Aqui apresentamos uma visão geral da indústria do plástico, os microplásticos como contaminantes no Antropoceno e revisamos a literatura sobre a contaminação por microplásticos em matrizes ambientais brasileiras com suas respectivas metodologias.

Gestão de resíduos perigosos em refinarias de petróleo

1 min de leitura

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a gestão dos resíduos sólidos perigosos gerados na atividade de refinarias de petróleo no Brasil, descrevendo processos, caracterizando a geração dos mesmos em cada etapa do refino e avaliando técnicas de tratamento e de destinação final.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

XIII BENCHMARKING INTERNACIONAL RESÍDUOS SÓLIDOS

O BENCHMARKING acontece em Portugal, com inicio no sábado, 02 de julho, na cidade do Porto e término em Lisboa no sábado, 09 de julho.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Tratamento de Águas de Abastecimento – Sistemas Convencionais e Técnicas Avançadas

Dias 21, 26 e 28 de julho. Das 08:30 às 18:00

O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento de águas de abastecimento, seja utilizando sistemas convencionais.

Mais informações »

Parceiros

clean environment brasil
bf-dias
logo-bioproj
aquamec
suez
DENORA
Superbac
Penetron
logo-netzsch
Conaut
paques-logo-home.jpg

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.