saneamento basico
BRK Preservação do Meio Ambiente

BRK alerta a importância de ações de preservação do meio ambiente

BRK Preservação do Meio Ambiente

Na segunda-feira (14/08) foi comemorado o Dia Nacional de Combate à Poluição.

A data foi criada com o propósito de conscientizar a população sobre a importância de evitar qualquer tipo de degradação das condições ambientais.

Um exemplo grave de poluição comum que enfrentamos é a poluição das águas.

Em Mauá, a BRK opera o sistema público de esgoto com uma séria de ações que impactam na melhoria dos córregos e rios da cidade.

A cidade, que acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, possui um dos melhores índices de tratamento de esgoto.

Aproximadamente, nove quilômetros do rio Tamanduateí passam por Mauá e a sua nascente foi uma das principais beneficiadas.

Porém, apesar do avanço dos indicadores nos últimos anos, a concessionária alerta que para a efetiva despoluição dos córregos e rios, é fundamental a participação da população em ações de preservação do meio ambiente, principalmente com relação ao descarte correto de resíduos sólidos.

“O despejo irregular de lixo e entulho em vias públicas e nos corpos d’água, utilização incorreta da rede de esgotamento sanitário e o descarte inadequado do óleo de cozinha nas pias podem causar muitos transtornos, além de um impacto negativo na qualidade de vida da cidade”, destaca Bruno Gravatá, líder de operações da BRK em Mauá.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa brasileira pode revolucionar o tratamento de esgoto

Rede de Esgoto

A rede de esgoto, por exemplo, não existe para servir como depósito de lixo.

Então o descarte de papeis, plásticos, absorventes, pedaços de pano, óleo de cozinha e outros resíduos irá obstruir a passagem do esgoto, e com isso, os dejetos retornam para os próprios imóveis que os lançaram e provocam vazamentos na rua.

Assim, a população deve estar ciente de que se não houver uma consciência ambiental por parte de todos para utilização adequada do sistema de esgotamento sanitário, e para o descarte dos resíduos sólidos, somente a retirada do esgoto bruto do leito dos córregos e do rio Tamanduateí não irá garantir a qualidade dos corpos d’água de Mauá.

Portanto, neste Dia de Combate à Poluição é fundamental a reflexão sobre a participação ativa da comunidade na compreensão das suas responsabilidades.

Fonte: RD.

Últimas Notícias:

#Comprometimento e Responsabilidade Técnica

Desde o início da criação da Comissão CE.010:105.007 – Comissão de Estudos de Produtos Químicos para Saneamento Básico, Água e Esgoto da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em março de 2004, atuo como profissional voluntário e imparcial em prol da sociedade brasileira. Esta Comissão faz parte do CB-10, Comitê Brasileiro de Química da ABNT.

Leia mais »
Cagece Rede Esgoto Chuvas

Cagece orienta sobre cuidados com a rede de esgoto durante período chuvoso

Com o início quadra chuvosa em todo o Ceará, os cuidados com as redes de esgoto e de drenagem precisam ser redobrados, e para evitar obstruções, extravasamentos e alagamentos, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) orienta que a população faça o uso correto dos dois sistemas. Dentre as principais orientações: não destinar água de chuva e lixo para a rede de esgoto da Cagece.

Leia mais »
Concessão Saneamento Itaú de Minas

Concessão do saneamento de Itaú de Minas já tem interessadas

Pelo menos duas empresas de saneamento do setor privado manifestaram interesse na concessão do serviço em Itaú de Minas, no Sul do Estado, durante a etapa de consulta pública, concluída em 21 de janeiro deste ano. As empresas são a Cristalina Saneamento e a Orbis Ambiental, que também disputou a licitação do serviço em Alpinópolis, cidade da mesma região e de tamanho similar a Itaú.

Leia mais »