Cumprimento Meta Saneamento Florianópolis
Em audiência pública realizada na terça-feira (15) na Câmara de Vereadores, o presidente da Casan, Edson Moritz, afirmou que a concessionária tem capacidade financeira para cumprir a meta de 90% de esgotamento sanitário em Florianópolis até 2032.
Hoje o índice está em 68%. Moritz afirmou que grupos organizados vêm promovendo uma “campanha deliberada” contra a empresa de economia mista e criticou as “guerras narrativas” em torno do contrato com a prefeitura da capital, que se encerra em sete anos.
Além disso, ele considerou que “o Sul da Ilha está sendo boicotado”, em referência à decisão da Justiça Federal que proibiu a continuidade da obra e suspensão da licença ambiental para a ETE do Rio Tavares. “Não há cidade inteligente possível sem saneamento básico. A Câmara vai continuar cobrando a Casan, a prefeitura e os órgãos reguladores para que esse contrato não fique apenas no papel”, disse o vereador Rafael de Lima (PSD), o Rafinha, que presidiu a audiência convocada pelas comissões de Orçamento, Finanças e Tributação; Viação, Obras Públicas e Urbanismo; e Meio Ambiente.
O Movimento Floripa Sustentável promove na segunda-feira (21), no Majestic Palace Hotel.
LEIA TAMBÉM: O desafio de engenheiros para remover resíduos de medicamentos da água potável
Os palestrantes serão o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), e o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União em Santa Catarina (SPU/SC), Juliano Pinzetta. O debate terá a participação da professora Marinez Garcia Scherer, coordenadora do Laboratório de Gestão Costeira Integrada da UFSC, e o capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos de Santa Catarina, Cristian Modesto de Rezende.
Cumprimento Meta Saneamento Florianópolis
A Editora da Udesc lançará, no dia 5 de agosto, em Florianópolis, o livro “Gás Natural: notas de um percurso”, do pesquisador Leonardo Mosimann Estrella. A equipe apresentará a obra durante um evento no auditório do Centro de Ciências Humanas e da Educação. Com um debate que reunirá Guilherme Estrella, ex-diretor da Petrobras, Cosme Polêse, ex-presidente da SC Gás, e José Messias Bastos, professor da UFSC.
Fonte: U.