saneamento basico

Especialistas avaliam os desafios da universalização do saneamento e as oportunidades de negócios na área nesta quinta (19/8)

forum desafios da universalizacao

Imagem Ilustrativa

O Fórum de Infraestrutura Grandes Construções reunirá nesta quinta-feira, dia 19 de agosto, a partir das 15 horas, oito especialistas para avaliar como as empresas podem aproveitar as oportunidades geradas pelo Marco Legal do Saneamento, bem como analisar os principais desafios a serem enfrentados pela cadeia produtiva com as metas de universalização do fornecimento de serviços do abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial.

 

Uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) e realização da Revista Grandes Construções, o evento online, cujo tema central é “Saneamento – Desafios da Universalização”, conta com uma programação abrangente, focada em dois subtemas: mercado e tecnologia.

Na primeira parte, Álvaro José Menezes da Costa, diretor nacional da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), ressaltará a potencial do saneamento ambiental e as oportunidades no segmento. Na sequência, o economista Gesner Oliveira, sócio-diretor da GO Associados e coordenador do Grupo de Economia da Infraestrutura & Soluções Ambientais da Fundação Getulio Vargas, fornecerá um panorama atual e as perspectivas do setor, além de examinar o marco legal do ponto de vista econômico para geração de novos negócios no período de transição.

Logo após, acontece o primeiro debate, com a participação do engenheiro sanitarista Eduardo Pacheco, diretor técnico do Portal Tratamento de Água e do Portal Saneamento Básico, do engenheiro sanitarista João Rosa, sócio-fundador da Acqua Expert e consultor do Movimento BW, e do engenheiro Silvimar Fernandes Reis, vice-presidente da Sobratema, que proferirão suas considerações sobre o mercado.

Já na segunda parte, Edson Peev, engenheiro sênior da Herrenknecht, falará sobre tecnologias não destrutivas direcionadas ao saneamento; Federico Lagreca, CEO  da Suez, mostrará as novas soluções tecnológicas aplicadas no setor; e Wagner Oliveira de Carvalho, líder do programa Infra Inteligente da Aegea, detalhará os procedimentos e os benefícios da implantação do Building Information Modeling (BIM) no ciclo de vida dos ativos da área.

Após as apresentações, os especialistas debatedores trarão suas opiniões sobre como as tecnologias podem contribuir para melhorar a produtividade e a eficiência na oferta de serviços nesse campo de atuação, que é essencial para a qualidade de vida e para a saúde das pessoas.

A abertura do Fórum de Infraestrutura Grandes Construções será feita pelo engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema, seguida pela mensagem de Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil. O evento online conta com o patrocínio da Aegea, Itubombas e Suez, e é direcionado para executivos, consultores, administradores, economistas, engenheiros, diretores, gerentes e profissionais atuantes nos setores de saneamento, infraestrutura, construção e equipamentos.

Últimas Notícias:
Novo Plano Estadual de Resíduos Sólidos será lançado em 2026

Novo Plano Estadual de Resíduos Sólidos será lançado em 2026

A Comissão Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos anunciou que lançará a nova versão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos até o final deste ano. O anúncio ocorreu durante a primeira reunião do grupo.Na ocasião, os participantes discutiram principalmente a revisão do documento, que orientará as próximas ações do setor.

Leia mais »
Água tem de estar no centro da governança climática

Água tem de estar no centro da governança climática

Apesar dos graves problemas provocados pelas grandes enchentes e pela escassez crescente de água em vários lugares do planeta, muitos ainda encaram a disponibilidade de recursos hídricos apenas como um reflexo das mudanças climáticas. Especialistas e gestores frequentemente interpretam secas, enchentes e eventos extremos como sintomas dessa pauta. Esse tipo de análise, no entanto, limita a compreensão do problema.

Leia mais »
Setor pede alinhamento de proposta de reúso com projeto de lei

Setor pede alinhamento de proposta de reúso com projeto de lei

A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) está preparando a Norma de Referência sobre reúso da água. Ela deve elaborá-la em diálogo com os órgãos responsáveis pelas outras propostas sobre o tema que tramitam paralelamente. A Abcon (Associação Brasileira das Empresas de Saneamento) também sugeriu contribuições.

Leia mais »