Esgoto Tratado Manaus
Com a meta de ofertar o serviço de tratamento de esgoto para 90% da cidade até 2033, o projeto Trata Bem Manaus foi lançado na terça-feira (23), pela concessionária Águas de Manaus e Prefeitura.
A iniciativa terá investimentos de mais de R$ 2 bilhões e vai construir microbacias, a partir de pesquisas desenvolvidas nos últimos dois anos.
Pois a partir das microbacias, estações de tratamento de esgoto serão instaladas em toda a cidade. A previsão é que 166 unidades sejam instaladas nos próximos anos.
“Manaus tem toda essa condição urbana, com suas características, para receber esse programa. Será uma iniciativa que torna Manaus pioneira na universalização de esgoto tratado”, afirmou o diretor-presidente da concessionária Águas de Manaus, Diego Dal Magro.
Mas a aplicação do projeto inicia ainda em janeiro. Nos próximos meses, os bairros Centro, Praça 14, Nossa Senhora das Graças (Vieiralves, Manauense e Beco do Macedo), Dom Pedro, Ponta Negra, Parque Dez (Eldorado)e Cidade Nova (conjunto Amadeu Botelho e Manoa) vão receber as instalações.
Então a execução do Trata Bem Manaus será fiscalizada diuturnamente pela Ageman.
LEIA TAMBÉM: Empresa espanhola vence leilão da Cesan para fornecimento de água de reúso à indústria
Acesso a esgoto tratado
Contudo atualmente, 70% da capital não tem acesso à rede e tratamento de esgoto.
Portanto estudos do Instituto Trata Brasil mostram que na lista de 100 cidades brasileiras, a capital do Amazonas ocupa a 83ª posição.
Em suma até 2018, 19% da capital tinha esgoto tratado, hoje, 30% da população tem o serviço de esgotamento disponível. A meta é atingir 60% do público até 2027 e 90% em 2033.
Fonte: G1.