saneamento basico
Crise Abastecimento Água RJ

Projeto piloto em favela da Zona Sul impede despejo de esgoto na Baía de Guanabara com tecnologia sustentável

Esgoto Baia Guanabara Tecnologia

Na favela Tavares Bastos, localizada no Catete, um projeto-piloto inovador está ganhando destaque por sua capacidade de tratar esgoto de forma eficiente e sustentável.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a concessionária Águas do Rio e a startup Zero Esgoto, que visa resolver o despejo de esgoto in natura nas redes de águas pluviais, que deságuam na Baía de Guanabara.

Atualmente, 50 casas da comunidade já estão sendo atendidas pelo sistema de tratamento, que realiza o processo in loco, ou seja, dentro da própria comunidade. A tecnologia utilizada é baseada em processos orgânicos, sem a adição de produtos químicos, o que garante uma transformação eficiente. Com capacidade para processar até 12.500 litros de esgoto por dia, o sistema consegue converter o material em água não potável em um tempo de até seis horas, evitando a contaminação do solo.

Esgoto Baia Guanabara Tecnologia

Portanto a instalação do equipamento apresenta diversas vantagens. Além de não gerar resíduos, ele é capaz de acessar áreas de difícil acesso, como becos e travessas, e opera sem a necessidade de energia elétrica. O sistema pode ser conectado a uma ou mais casas, podendo até atender a uma cidade inteira.

Em suma a cápsula, cravada no meio do terreno, tem uma expectativa de operação de 35 anos, sem necessidade de manutenção no sistema de cilindros. Essa inovação é crucial para prevenir o extravasamento de esgoto, que pode afetar condomínios e prédios da região.

Fonte: DR.

Últimas Notícias:
Novo Plano Estadual de Resíduos Sólidos será lançado em 2026

Novo Plano Estadual de Resíduos Sólidos será lançado em 2026

A Comissão Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos anunciou que lançará a nova versão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos até o final deste ano. O anúncio ocorreu durante a primeira reunião do grupo.Na ocasião, os participantes discutiram principalmente a revisão do documento, que orientará as próximas ações do setor.

Leia mais »
Água tem de estar no centro da governança climática

Água tem de estar no centro da governança climática

Apesar dos graves problemas provocados pelas grandes enchentes e pela escassez crescente de água em vários lugares do planeta, muitos ainda encaram a disponibilidade de recursos hídricos apenas como um reflexo das mudanças climáticas. Especialistas e gestores frequentemente interpretam secas, enchentes e eventos extremos como sintomas dessa pauta. Esse tipo de análise, no entanto, limita a compreensão do problema.

Leia mais »