saneamento basico
saneamento (2)

Audiência na Assembleia vai discutir projeto de saneamento básico em Minas Gerais

A Comissão de Administração Pública da Assembleia faz audiência pública nesta quinta-feira para discutir o projeto de autoria do governador Romeu Zema que altera normas relativas à regulação e ao serviço de abastecimento de água e esgoto.

Entre as alterações propostas, estão modificações nas funções regulatória, fiscalizadora e sancionária da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado (Arsae-MG). A audiência foi requerida pelos deputados Professor Cleiton (PSB) e Beatriz Cerqueira (PT). Ambos temem que o projeto seja um passo inicial para privatização do setor em Minas.


LEIA TAMBÉM: Regionalização do saneamento entra na pauta de discussão da Assembleia Legislativa do Estado de SP


Migração de escolas do Estado para os municípios também na pauta

Outro tema que está demandando a atenção dos deputados é o projeto Mãos Dados, também do Governo, pelo qual os municípios devem ampliar a oferta dos anos iniciais do ensino fundamental nas unidades escolares.

Pela proposta, essa ampliação se dará por meio da municipalização de escolas estaduais e de transferência de alunos da rede estadual para a rede municipal. Pelas contas do Estado, o impacto financeiro para as cidades será amenizado pelo repasse de cerca de R$ 420 milhões.

Entidades querem mais debate sobre mudança

Representantes das instituições de ensino municipais e estaduais e de trabalhadores da educação, ao participarem da audiência, cobraram debates públicos com a participação das comunidades escolares antes da implementação do projeto.

Fonte: Tribuna de Minas.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »