saneamento basico
MS Metas Saneamento Básico

Preservando recursos naturais, Sanesul trata 130 milhões de litros de esgoto em MS

Sanesul Trata Esgoto MS

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) trata diariamente cerca de 130 milhões de litros de esgoto, que são devidamente coletados e devolvidos aos rios, solos e mananciais de forma segura e ambientalmente correta.

Essa é uma forma de preservar os recursos naturais do Estado. Esse volume de tratamento corresponde a aproximadamente 130 litros de esgoto por pessoa por dia.

A Sanesul atende aproximadamente 1 milhão de pessoas com seus serviços de esgotamento sanitário, abrangendo 68 municípios onde a companhia opera. A meta do marco legal é garantir que, até 2033, 90% da população atendida tenha acesso a serviços de coleta e tratamento de esgoto.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança novo ciclo de perfuração de poços para aumentar oferta de água

Para encurtar o prazo fixado pela legislação em dois anos, a companhia está investindo em infraestrutura e tecnologia, ampliando sua capacidade de operação e atendimento.

Atualmente, a área de cobertura do esgoto no Estado é de 63,36%, mas o objetivo é ampliar ainda mais o atendimento. O investimento com recursos próprios e por meio da PPP (Parceria Público-Privada) firmada pelo Governo do Estado com a Ambiental MS Pantanal, do Grupo Aegea.

LEIA TAMBÉM: São Paulo em risco de grande crise hídrica

Sanesul Trata Esgoto MS

Portanto até hoje, foram realizadas 344.031 novas ligações de esgoto em todo o Estado, beneficiando diretamente cerca de 1 milhão de pessoas.

Ademais até agora, os municípios que atingiram a universalização do esgoto foram Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Laguna Carapã, Tacuru, Alcinópolis, Caracol, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas, Paranaíba, Porto Murtinho, Japorã, Novo Horizonte do Sul, Bodoquena, Angélica e Paranhos.

Em suma além desses, outros municípios avançam gradativamente nessa direção, incluindo aqueles com mais de 80% de índice de cobertura, como são os casos de Chapadão do Sul (86,64%), Figueirão (80,56), Jateí (84,38%), Ribas do Rio Pardo (85,30), Guia Lopes da Laguna (84,27) e Dourados (85,3%).

Fonte: JD.

Últimas Notícias:
Cagece assina termo para iniciar obras de usina de dessalinização

Cagece assina termo para iniciar obras de usina de dessalinização

A Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) assinou, na quinta-feira (16 de julho), o termo de autorização para o início imediato das obras da Dessal do Ceará. A usina será a maior planta de dessalinização do país. Terá capacidade projetada de 1 metro cúbico por segundo, o equivalente a mil litros de água dessalinizada por segundo.

Leia mais »
ANA realiza ciclo de oficinas sobre implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico

ANA realiza ciclo de oficinas sobre implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoverá, a partir de 22 de julho, um ciclo de oficinas voltado à implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico. A iniciativa tem como objetivo orientar as entidades reguladoras infranacionais (ERIs) sobre as mudanças introduzidas pela reforma tributária e seus impactos na regulação dos serviços.

Leia mais »
Desenvolvimento também nasce do que a sociedade descarta

Desenvolvimento também nasce do que a sociedade descarta

Há um dado que merece nossa profunda reflexão: o Brasil recicla apenas 2,2% dos resíduos sólidos urbanos que produz. Menos de 3% de tudo o que consumimos e descartamos retorna à cadeia produtiva. O número impressiona e revela quanto o país ainda desperdiça uma oportunidade de gerar emprego, renda, reduzir gastos públicos e preservar o meio ambiente.

Leia mais »