saneamento basico
Sabesp Estação Esgoto Pinheiros

Sabesp avança na renovação da estação de esgoto de Pinheiros com reinstalação de bomba de grande porte

Sabesp Estação Esgoto Pinheiros

A Sabesp deu mais um passo na renovação estrutural da Estação Elevatória de Esgoto (EEE) de Pinheiros ao iniciar, na segunda-feira ( dia 24 ), a reinstalação de uma das bombas de grande porte que integram o processo de revitalização completa da unidade.

O equipamento, com 13 metros de altura, um metro de diâmetro e 15 toneladas, reforçará a confiabilidade operacional do sistema responsável pelo transporte do esgoto produzido por 3,8 milhões de pessoas na Bacia do Rio Pinheiros.

A bomba passou por um processo integral de revitalização, que incluiu a reconstrução de mecanismos, substituição de componentes críticos, ajustes estruturais e aplicação de revestimentos protetores de alto desempenho. Com o retorno deste equipamento, duas bombas pequenas de contingência serão retiradas. Permitindo que a estação opere com cinco bombas de grande porte e três pequenas, aumentando a capacidade e a eficiência do sistema.

Sabesp

Para a reinstalação, foram programadas duas paradas técnicas controladas:

  • – Primeira: das 18h de 24/11 às 5h de 25/11, dedicada à preparação do poço e ajustes iniciais.
  • – Segunda: das 16h de 25/11 às 10h de 26/11, para a descida, posicionamento e acoplamento final.

O equipamento deve entrar em operação na sexta-feira, 28 de novembro, às 12h.

LEIA TAMBÉM: Agora no Expo Center Norte, IFAT Brasil 2027 reforça relevância do setor de tecnologias ambientais

O processo de renovação da estação começou em agosto. Quando a equipe iniciou a revitalização de três bombas que apresentaram falhas devido à vida útil já vencida. A equipe reinstalou a primeira bomba recuperada ainda no mesmo mês. A segunda retorna agora; e a terceira tem previsão de reinstalação em dezembro — completando esta fase da modernização.

Sabesp Estação Esgoto Pinheiros

Para garantir a plena recuperação da EEE Pinheiros, a Sabesp contratou um pacote de renovação integral de R$ 20 milhões. Esse pacote inclui não apenas a revitalização dos equipamentos existentes, mas também a substituição definitiva do conjunto por novas bombas fabricadas sob medida no exterior. Com instalação prevista até o fim do primeiro semestre de 2026.

As novas bombas representarão um salto tecnológico, medindo 13 metros de altura, pesando 15 toneladas e operando com 1.250 cavalos de potência — uma força superior à de um carro de Fórmula 1. Elas substituirão definitivamente o conjunto atual, que ultrapassou sua vida útil há mais de cinco anos e não recebeu a renovação adequada, mesmo com o aumento expressivo do volume de esgoto enviado para tratamento na última década.

LEIA TAMBÉM: Diagnóstico do SNIS aponta alto índice de perdas na distribuição de água e desafios para universalização

A Sabesp reforça que, antes da desestatização, as restrições de investimento impediam a modernização completa da área de esgoto. Com o novo modelo, a empresa passou a contar com capacidade de investimento 2,5 vezes maior. Viabilizando a superação de passivos históricos e a entrega de soluções estruturantes para a população e para o poder concedente.

Últimas Notícias: