saneamento basico
A licença contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), elevatórias e redes, que vão atender os dois bairros.

Mudança de tecnologia vai reduzir odores na estação de tratamento de esgoto de São José/SC

Mudança de tecnologia na ETE

Tecnologia é a solução contra o mau cheiro. Desde 1994, o bairro Potecas, em São José, sofre com forte odor de esgoto provocado pela estação de tratamento da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). Apesar de a companhia ter instalado em 2014 quatro reatores anaeróbicos para amenizar o problema, os moradores da região ainda se queixam do cheiro.

A atitude de tapar o nariz ao passar pela região está com os dias contados

A Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas foi construída na década de 80 e opera com o processo de tratamento por lagoas de estabilização. Quando a nova ETE estiver concluída, o tratamento passará a ser feito com sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com mecanismos de controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final tratado.

A atitude de tapar o nariz ao passar pela região está com os dias contados. De acordo com a companhia, o uso da tecnologia aeróbia que será adotada na nova estação, em vez do processo anaeróbio utilizado atualmente, reduzirá sensivelmente o mal-estar da população local.

LEIA TAMBÉM: Fiscalização aponta 63% de edificações com irregularidades de esgoto sanitário em Florianópolis/SC

O tratamento aeróbio é feito com a presença de oxigênio, pelo qual as bactérias degradam a matéria orgânica que será decomposta de acordo com o processo oxidativo. O controle do cheiro, sentido devido à liberação de gases como o sulfeto de hidrogênio (H2S), nas estações de tratamento é um dos mais desafiadores no processo.

Os sistemas aeróbios mais comuns são lagoas aeradas, filtros biológicos e os que propiciam a melhor eficiência em remoção de cargas. Entre as vantagens estão a redução de odores e a maior absorção de substâncias mais difíceis de serem degradadas.

O avanço tecnológico é determinado também pela norma 12.209 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), de 2011, que trata de elaboração de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgoto sanitários. O dispositivo prevê tratamento de odores para unidades que geram mais gases odorantes.

Fonte: SCC.

Últimas Notícias:
Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Certame da Saneago atrai apenas um grupo

Dois dos três lotes ofertados ficaram sem oferta; problemas na modelagem afastaram grandes investidores. O leilão de Parcerias Público-Privadas (PPPs) da Saneago (estatal de saneamento de Goiás) atraiu o interesse de apenas um grupo, o Consórcio Águas do Cerrado, que entregou proposta para somente um dos três lotes da licitação, apurou o Valor.

Leia mais »
Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Rede de esgoto avança na Maré e beneficia a Baía de Guanabara

Obras de saneamento, de R$ 120 milhões, vão até o fim de 2027 e incluem tronco coletor de 4,5kms e 18kms de tubulações

O cenário do Complexo da Maré — formado por 16 favelas — está em transformação, com um vaivém de operários e máquinas. Equipes instalam manilhas de até 1,50 metro de diâmetro e escavam poços para avançar nas obras de saneamento iniciadas pela Águas do Rio, que têm como objetivo beneficiar, segundo a concessionária, 200 mil pessoas.

Leia mais »