saneamento basico
Maranhão Sem Coleta de Esgoto

Em São Luís/MA, apenas 20% do esgoto produzido é tratado de forma adequada

Tratamento de Esgoto em São Luís

São Luís está entre as cidades brasileiras que investem menos em saneamento básico, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil.

A pesquisa revelou que apenas 20% do esgoto na capital maranhense é tratado adequadamente.

A cidade se encontra na 86ª posição entre as 100 cidades analisadas pelo instituto.

Apenas metade do esgoto produzido em São Luís é coletado, e em comparação ao ano anterior, a capital maranhense caiu no ranking de saneamento básico.

Portanto o investimento médio anual por habitante em saneamento em São Luís é de apenas R$ 21, muito abaixo do ideal, que seria de R$ 203 por habitante.

Contudo isso representa quase 10 vezes menos do que o investimento necessário.

LEIA TAMBÉM: Sorocaba/SP apresenta índices de excelência em oferta de saneamento básico à população

Tratamento de Esgoto em São Luís

Então o Instituto Trata Brasil avalia a qualidade do saneamento nas cidades do Brasil, e o presidente do instituto atribui os números preocupantes ao baixo investimento.

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, a falta de serviços adequados de saneamento pode levar à propagação de doenças como leptospirose e diarreia em São Luís, algumas das quais já não são mais comuns em países desenvolvidos.

Fonte: OI.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »