saneamento basico

CCEE aponta aumento de 120% na produção de energia eólica em março

A geração de energia eólica atingiu 1,4 mil megawatts (MW) médios em março, 120% a mais do que no mesmo período de 2014, apontam dados divulgados na tarde desta quarta-feira pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A capacidade instalada dessa fonte de eletricidade cresceu 113% no mesmo intervalo, para 5,9 mil MW.

O crescimento é explicado pela entrada em operação de usinas viabilizadas pelo segundo leilão de energia de reserva, realizado em 2009, pelo segundo leilão de fontes alternativas de 2010 e pelo décimo segundo leilão de energia nova, de 2011. Além disso, houve entrega de parques no ambiente de contratação livre e aumento de potência de empreendimentos já existentes, aponta a CCEE.

Segundo o órgão, hoje a matriz energética brasileira conta com 233 usinas eólicas em operação comercial, 121 a mais do que no ano anterior.

A maior geração por Estado foi no Rio Grande do Norte, com registro de 436 MW médios, seguido pela Bahia, com 332 MW médios e, pelo Rio Grande do Sul, com 238 MW médios. Já o aumento da capacidade instalada nos últimos 12 meses foi concentrado principalmente no Nordeste, com entrada de 2,5 mil MW médios, levando a capacidade total da região para 4,4 mil MW médios, equivalentes a 75% do total do país.

 
Fonte: Valor Econômico

Últimas Notícias:
Hidro Solo Fenasan 2025

Hidro Solo consolida presença de destaque na Fenasan 2025 com soluções avançadas para Tratamento de Água

A participação da Hidro Solo na Fenasan 2025 reforçou, mais uma vez, o protagonismo da marca no cenário nacional do tratamento de água e saneamento. Com 44 anos de expertise e atuação em todas as regiões do país, levamos para o Expo Center Norte, em São Paulo, tecnologias capazes de elevar a eficiência operacional de Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Sistemas de Filtração.

Leia mais »