saneamento basico

CDE cobrirá R$4,7 bi em exposição das distribuidoras de energia em fevereiro

BRASÍLIA – A Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) cobrirá cerca de 4,7 bilhões de reais em gastos das distribuidoras no mercado de curto prazo em fevereiro, informou diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta terça-feira.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse que a Superintendência de Regulação Econômica da agência deverá divulgar na quarta-feira um despacho com os valores de aporte da CDE para as distribuidoras, referentes às operações de fevereiro. O valor previsto para fevereiro é significativamente maior que o 1,2 bilhão de reais de cobertura em janeiro.

A liquidação dessas operações está marcada para ocorrer nos próximos dias 28 e 29.

Rufino disse a jornalistas, após reunião da Aneel, que a necessidade de cobertura de gastos de fevereiro é o maior valor já registrado até agora, mas que a tendência é que esse número diminua após o leilão de energia A-0, marcado para 30 de abril, e à medida que outros empreendimentos novos de geração de energia iniciam a operação.

O leilão de energia existente A-0 é destinado a reduzir a necessidade das distribuidoras de compra de energia mais cara no mercado de curto prazo, por meio da contratação de eletricidade em contratos de médio prazo a preços menores. A necessidade de contratação de energia dessas concessionárias no leilão ultrapassa os 3,3 gigawatts (GW) médios.

Fonte: MSN Estadão
Veja mais: http://noticias.br.msn.com/brasil/cde-cobrir%C3%A1-rdollar47-bi-em-exposi%C3%A7%C3%A3o-das-distribuidoras-de-energia-em-fevereiro-4

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »