saneamento basico

Cetesb emite licença de instalação para ampliação de aterro sanitário

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) emitiu a licença de instalação para a nova área de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

Com o documento, a Secretaria de Meio Ambiente poderá dar início à preparação do local para receber depósito de resíduos, como a impermeabilização do fundo da área e os drenos de gases e chorume.

Citada pelos oponentes do prefeito reeleito Denis Andia (PV) como algo que estava demorando para ser liberada, a nova área deverá dar uma sobrevida de aproximadamente 2 anos ao aterro.

Além da ampliação da vida útil, o aterro terá a sua área de operação ampliada em 15%, saindo de 70 mil metros quadrados para 82 mil quadrados metros, de acordo com a prefeitura, que planeja também, após o início da operação nessa nova área, fazer outra ampliação no mesmo espaço.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, para a liberação do novo espaço, serão necessárias três licenças, duas delas já emitidas: a licença prévia e a de instalação, restando apenas a licença de operação.

“Isso tudo é importante para que tenhamos área dentro do Aterro Sanitário para disposição de maneira adequada do lixo gerado no município. Precavendo qualquer ocorrência ou contratempo, também estamos preparando a licitação para a contratação da destinação dos resíduos para um aterro particular”, afirmou o responsável pela pasta.

Fonte: O Liberal

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »