saneamento basico

Cetesb emite licença de instalação para ampliação de aterro sanitário

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) emitiu a licença de instalação para a nova área de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

Com o documento, a Secretaria de Meio Ambiente poderá dar início à preparação do local para receber depósito de resíduos, como a impermeabilização do fundo da área e os drenos de gases e chorume.

Citada pelos oponentes do prefeito reeleito Denis Andia (PV) como algo que estava demorando para ser liberada, a nova área deverá dar uma sobrevida de aproximadamente 2 anos ao aterro.

Além da ampliação da vida útil, o aterro terá a sua área de operação ampliada em 15%, saindo de 70 mil metros quadrados para 82 mil quadrados metros, de acordo com a prefeitura, que planeja também, após o início da operação nessa nova área, fazer outra ampliação no mesmo espaço.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, para a liberação do novo espaço, serão necessárias três licenças, duas delas já emitidas: a licença prévia e a de instalação, restando apenas a licença de operação.

“Isso tudo é importante para que tenhamos área dentro do Aterro Sanitário para disposição de maneira adequada do lixo gerado no município. Precavendo qualquer ocorrência ou contratempo, também estamos preparando a licitação para a contratação da destinação dos resíduos para um aterro particular”, afirmou o responsável pela pasta.

Fonte: O Liberal

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »