saneamento basico

Cetesb emite licença de instalação para ampliação de aterro sanitário

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) emitiu a licença de instalação para a nova área de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

Com o documento, a Secretaria de Meio Ambiente poderá dar início à preparação do local para receber depósito de resíduos, como a impermeabilização do fundo da área e os drenos de gases e chorume.

Citada pelos oponentes do prefeito reeleito Denis Andia (PV) como algo que estava demorando para ser liberada, a nova área deverá dar uma sobrevida de aproximadamente 2 anos ao aterro.

Além da ampliação da vida útil, o aterro terá a sua área de operação ampliada em 15%, saindo de 70 mil metros quadrados para 82 mil quadrados metros, de acordo com a prefeitura, que planeja também, após o início da operação nessa nova área, fazer outra ampliação no mesmo espaço.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, para a liberação do novo espaço, serão necessárias três licenças, duas delas já emitidas: a licença prévia e a de instalação, restando apenas a licença de operação.

“Isso tudo é importante para que tenhamos área dentro do Aterro Sanitário para disposição de maneira adequada do lixo gerado no município. Precavendo qualquer ocorrência ou contratempo, também estamos preparando a licitação para a contratação da destinação dos resíduos para um aterro particular”, afirmou o responsável pela pasta.

Fonte: O Liberal

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »