saneamento basico

Mil toneladas de lixo foram retiradas do sistema de esgoto no 1º semestre

Cerca de mil toneladas de lixo foram retiradas do sistema de esgoto das cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, no primeiro trimestre deste ano. O descarte indevido de materiais nas redes de esgotos, que deveria estar no lixo, compromete a eficiência do sistema.

Segundo a Sabesp, entre os meses de janeiro e junho deste ano, foram retiradas do gradeamento e das peneiras das 18 estações de tratamento e 285 unidades de bombeamento, 1.196,36 toneladas de resíduos que impediriam o pleno funcionamento do esgotamento sanitário da região. Em média, foram quase 200 toneladas por mês na rede pública da região.

A obstrução das tubulações prejudica o fluxo normal dos esgotos, que podem retornar ao interior das residências ou extravasar nas vias públicas. A Sabesp realiza a limpeza de tubulações que deveriam receber apenas os esgotos dos imóveis. Neste primeiro semestre de 2016, foram 9.552 desobstruções de ramais e redes coletoras. Uma média de 5,8 desobstruções por dia por município da Baixada Santista.

Fonte: G1

Últimas Notícias: