saneamento basico

Prefeitura de Teresina amplia projeto que erradica lixões urbanos

Através de um projeto inovador, a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), distribuiu na cidade 19 Pontos de Recebimento de Resíduos (PRR) para contribuir com o correto descarte de resíduos sólidos, bem como com a erradicação de áreas de deposição irregular, os conhecidos lixões. Agora o projeto será ampliado. Na manhã desta sexta-feira (1) o bairro Porto Alegre, zona Sul de Teresina, recebe o primeiro Ponto de Recebimento de Resíduos, de um total de outros 15 novos que serão instalados em toda a cidade.

Os PRRs são containeres, com capacidade para 40 metros cúbicos, que podem receber o chamado lixo seco, resíduos resultantes de capina , pequenos geradores de lixo até um metro cúbico, móveis velhos, geralmente descartados por carroceiros e pequenos veículos.

No local é proibido a colocação de lixo orgânico, seja domiciliar ou comercial, animais mortos, penas e vísceras, resíduo industrial, entulhos, resíduo hospitalar, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos.

Para o secretário da Semduh, Marco Antônio Ayres, os resultados alcançados com a primeira etapa de implantação são animadores. “Os primeiros 19 PRRs foram muito bem aceitos pela população e pelos carroceiros, que ganharam locais apropriados para o descarte de material, além de ter contribuído para a erradicação dos lixões. O prefeito Firmino Filho autorizou a ampliação do projeto, pois percebeu a eficácia dos Pontos em toda a cidade”, explica.

No projeto piloto a Prefeitura conseguiu eliminar cerca de 50 lixões espalhados por Teresina. Agora a meta é ampliar esse número. No local onde cada PRR é instalado são exibidas placas alertando sobre a proibição de se jogar lixo na rua, evitando a reincidência da ação.

“Os PRRs são adequados para os pequenos descartes, seja da população ou dos carroceiros. Nossa intenção é dar estrutura para a pequena poda, a pequena reforma, pequenos volumes. Hoje o projeto é visto de forma muito positiva em toda a cidade”, ressalta o secretário executivo da Semduh, Vicente Moreira.

Os 15 novos Pontos de Recebimento de Resíduos serão instalados em todas as zonas de Teresina. O primeiro será instalado nesta sexta-feira (1) no bairro Porto Alegre, zona Sul de Teresina, no cruzamento das ruas Jerusalém e Goiás.

Fonte: Teresina
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »