saneamento basico

Sistema de Gerenciamento de Resíduos Será Lançado na Semana que Vem

Catanduva será a segunda cidade do Estado na implantação

O Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (SIGOR) deve ser lançado na semana que vem em Catanduva. A cidade deve ser a segunda do Estado de São Paulo a implantar o sistema. São José do Rio Preto será a primeira. O lançamento está marcado para o dia 11 de março as 8h30 em um evento que acontecerá no prédio da Biblioteca Municipal.

Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente de Catanduva, o Sistema, no módulo da construção civil, tem como objetivo gerenciar as informações referentes ao fluxo de resíduos no Estado de São Paulo, da sua geração à destinação final, passando pelo transporte. A ideia é fazer com que os resíduos sejam destinados à reciclagem, eliminando os descartes ilegais e contribuindo para a não poluição do meio ambiente.

A utilização correta assegura que os resíduos gerados em obras, tanto público, quanto privados sejam transportados por empresas legalizadas e destinados a locais devidamente licenciados, permitindo, assim, que os resíduos tenham um destino ambientalmente adequado.

A implantação deveria ter sido iniciada em janeiro deste ano, mas, de acordo com informações da própria pasta, a ação dependeria da agenda da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

“O Módulo Construção Civil é resultado do convênio firmado entre o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo – SindusConSP para a conjugação de esforços visando à consolidação do desenvolvimento sustentável no setor da construção civil no Estado de São Paulo”, informa a Secretaria de Meio Ambiente de Catanduva.

O SIGOR foi instituído pelo Decreto Estadual nº 60.520, em 05 de junho de 2014. O Módulo Construção Civil compreende os resíduos provenientes das atividades da construção civil de acordo com a Resolução CONAMA nº 307/2002 e suas alterações e outros resíduos comumente gerados nos canteiros de obras.

“Foram escolhidos cinco municípios para serem pilotos do sistema que está em fase de aperfeiçoamento, sendo Catanduva o segundo município a fazer um evento para abrir o cadastro para os usuários (geradores, transportadores e área de destino), a partir disso terão um prazo para se cadastrar. A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura dará um prazo de 20 dias para o cadastramento. A partir desse prazo a Cetesb retornará ao município para dar o treinamento aos usuários para que o sistema entre em operação”, informa o setor.

Devem estar presentes no lançamento a Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Dra. Patrícia Iglecias, o Presidente da CETESB, Eng. Otavio Okano, o vice- Presidente da CETESB, Dr. Nelson Bugalho e demais representantes dos setores envolvidos. A Biblioteca Municipal fica localizada na avenida São Domingos n°880 Centro.

Fonte: O Regional
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »