saneamento basico

(TO) Araguaína recebe a primeira ligação de geração distribuída de energia elétrica

A Celtins vai fazer a primeira ligação de geração distribuída em uma chácara de Araguaína, no norte do Tocantins. O tipo de ligação permite que a energia elétrica excedente produzida por consumidores seja devolvida à rede, possibilitando descontos na fatura. “Esta ação permite que o consumidor tenha descontos na conta de energia elétrica porque ele está colaborando com o sistema, mesmo que em pequena escala. De toda forma, também é uma maneira de economizar energia”, pontua o gerente regional da Celtins em Araguaína, Marcelo Camilo.

Como funciona
O cliente faz o projeto de energia solar ou por gerador, que é vistoriado e aprovado pela Celtins na unidade consumidora. O sistema é ligado em uma rede da Celtins, entregando energia elétrica só durante o dia. A Resolução Normativa 517 da Agência Nacional de Energia Elétrica, de 2012, autoriza e estabelece as condições para acesso à microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica.

Segundo o líder de Unidade de Serviço de Araguaína, Vanderli Jesus de Oliveira, esta modalidade de ligação pode ser estendida para outras residências. “Quem tiver um gerador ou painéis solares pode pedir a ligação de geração distribuída. Depois, é preciso apresentar um projeto para que a empresa faça a interligação com o sistema”, explica Vanderli.

Fonte: Surgiu
Veja mais: http://surgiu.com.br/noticia/132423/araguaina-recebe-a-primeira-ligacao-de-geracao-distribuida-de-energia-eletrica.html

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »