saneamento basico

Empresas privadas destacam-se na liderança dos serviços de água

“Prêmios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR 2018”, atribuiu nove distinções, dos quais seis foram entregues a empresas privadas do setor.

Os “Prêmios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR 2018”, foram dominados pelas empresas de gestão privada, com os principais galardões entregues este ano pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) a serem também entregues a membros da Associação das Empresas Portuguesas para o setor do Ambiente (AEPSA), de acordo com um comunicado divulgado pela associação semana passada.

Das nove distinções atribuídas, três prêmios de excelência e seis selos de qualidade do serviço, seis foram para empresas privadas concessionárias de serviço de águas associadas da AEPSA, isto apesar de as concessionárias privadas prestarem serviço apenas a cerca de 20% da população e corresponderem a menos de 10% do total das entidades gestoras.

Abastecimento público e saneamento

Estes prêmios são entregues anualmente e têm como objetivo identificar, distinguir e divulgar as melhores práticas das entidades gestoras dos setores da água e resíduos, assim como destacar os operadores de referência na prestação dos serviços de abastecimento público de água e de saneamento de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos.

Eduardo Marques, presidente da direção da AEPSA, refere que são estas “distinções anuais da ERSAR, que traduzem o reconhecimento que o regulador atribuiu às empresas privadas dos setores da água e dos resíduos”, e que “mais uma vez se comprova que as concessões privadas aportam vantagens significativas para o consumidor final, em termos de qualidade de serviço, eficiência, fiabilidade e segurança”.

Fonte: Jornal Econômico 

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »