Connected Smart Cities 2018, o mais importante evento de cidades inteligentes do País

O evento contou com cerca de 90 painéis e 300 palestrantes, que se apresentaram simultaneamente em 9 palcos.

O Connected Smart Cities 2018, realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo, reuniu cerca de 150 prefeituras, como os prefeitos do Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Viçosa, entre outros, além de autoridades, especialistas em cidades inteligentes e empresas.

Durante a Cerimônia de Abertura, foi divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2018, principal estudo sobre cidades inteligentes do Brasil e realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator. O Ranking, que conta com a participação de cerca de 700 cidades, que são analisadas a partir de 70 indicadores, apontou que São Paulo como a 2ª cidade mais inteligente e conectada do País. A coleta de dados se deu em organismos nacionais como Ministérios, Secretarias, Agências Reguladoras, entre outros.

Nas duas últimas edições (2016 e 2017), o primeiro lugar foi conquistado por São Paulo. Com o resultado, Curitiba conquistou o primeiro lugar em 2018. O 3° lugar no Ranking Connected Smart Cities 2018 ficou com Vitória (ES), seguida por Campinas (SP) e Florianópolis (SC). Na sexta colocação está o Rio de Janeiro (RJ), seguida por Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ), na 10ª colocação. A capital paulista conquistou o 1º lugar em três categorias: Ranking Região Sudeste, Mobilidade e Urbanismo. São Paulo está em 4º lugar em Tecnologia e Inovação.

Em sua 4ª Edição, o Ranking Connected Smart Cities tem como objetivo definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, sendo dividido em quatro resultados: Geral, por Eixo Temático, Região e por Faixa Populacional. O Ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança, mesmos eixos temáticos do evento Connected Smart Cities.

smart-cities

Confira os vencedores de cada ano e categoria:

Para o Presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, o Ranking Connected Smart Cities novamente mostra a importância de um planejamento estratégico das cidades considerando a conexão entre os 11 eixos temáticos analisados e a sinergia existente entre o resultado de investimentos. “A educação, por exemplo, que muitas vezes é visto como um eixo básico, tem uma grande importância no desenvolvimento do empreendedorismo e na busca da sustentabilidade econômica das cidades, permitindo que mais atores sejam responsáveis pelo desenvolvimento da cidade.”

E complementa: “Curitiba este ano assume a liderança no Ranking. E esse resultado demonstra a importância das ações de curto e médio prazo realizadas em anos anteriores e dos planos estratégicos das cidades, que devem ser mais do que planos de governo que não necessariamente sigam apenas o ciclo político de 4 anos, mas que prevejam estratégias e ações em diferentes tempos: curto, médio e longo prazo”, finaliza Assumpção.

Gheorge Patrick Iwaki

[email protected]

Produtor de Conteúdo

Portal Tratamento de Água

Últimas Notícias: