saneamento basico

Dia da Terra: planeta enfrentará escassez de água de 40 % em 2030

Marcado para os dias 22 e 23 de maio, evento em Salvador (BA) irá discutir a melhor gestão dos recursos hídricos do planeta

Relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) revela que, se não houver uma melhor gestão dos recursos hídricos planetários, as reservas de água doce da Terra podem cair 40% até 2030.

Uma das razões para isso é o aumento da produção agrícola, que deve crescer 60% até 2050, ameaçando dificultar o acesso à água para parte da população.

Atualmente, há aproximadamente 748 milhões pessoas no mundo que não têm acesso a água potável.

Aladyr

Para apresentar soluções para este cenário, será realizado na cidade de Salvador (BA), entre os próximos dias 22 e 23 de maio, o 3º Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reutilização da Água (Aladyr).

aladyr

O evento promoverá diversas palestras sobre temas como dessalinização da água, tratamento de efluentes e gestão da água para a indústria de alimentos e bebidas, agropecuária e mineração.

Projetos para o reuso da água em grandes complexos industriais, a gestão da água para criação sustentável de gado e transferência de tecnologias de dessalinização entre Israel e Brasil também são temas que se encontram na agenda do seminário.

Segundo o presidente da Aladyr, Juan Miguel Pinto, “a água é uma fonte fundamental de desenvolvimento econômico, mas deve ser usada com equilíbrio, seja para irrigação agrícola ou para a produção de energia”.

E ele completa: “em nosso evento em Salvador, iremos discutir a melhor gestão e o uso mais escrupuloso dos recursos hídricos, que podem ser alcançados mesmo em países em desenvolvimento”.

De acordo com o relatório da Unesco, a agricultura é um dos setores produtivos que mais consomem água.

O mais preocupante é que a produção agrícola vai aumentar 60% até 2050, o que pode levar a escassez de água.

Outro dado importante é que, atualmente, 20% das águas subterrâneas do planeta estão sendo explorados de forma abusiva.

Foco brasileiro

“No Brasil, o recém-eleito presidente Jair Bolsonaro já expressou abertamente seu interesse em projetos de dessalinização da água”, diz o presidente da Aladyr, Juan Miguel Pinto. “O orçamento de 2019 do Ministério da Economia contempla US$ 225 milhões para saneamento e mais US$ 500 milhões para recursos hídricos”.

Vale lembrar que o 3º Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reutilização da Água (Aladyr), a ser realizado em Salvador entre os dias 22 e 23 de maio, conta com o apoio oficial do governo brasileiro.

Estará presentes no evento uma comitiva do Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo do Brasil.

Serviço do 3º Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reutilização da Água (Aladyr):

Horários do seminário
22 de maio: das 8h às 18h
23 de maio: das 8h às 14

Local do evento
Wish Hotel da Bahia
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1537 – Dois de Julho, Salvador – BA
Para informações sobre inscrição no evento, acesse : www.aladyr.net/pt-br/salvador-brasil-2019/

Últimas Notícias:
Cagece assina termo para iniciar obras de usina de dessalinização

Cagece assina termo para iniciar obras de usina de dessalinização

A Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) assinou, na quinta-feira (16 de julho), o termo de autorização para o início imediato das obras da Dessal do Ceará. A usina será a maior planta de dessalinização do país. Terá capacidade projetada de 1 metro cúbico por segundo, o equivalente a mil litros de água dessalinizada por segundo.

Leia mais »
ANA realiza ciclo de oficinas sobre implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico

ANA realiza ciclo de oficinas sobre implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico

Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoverá, a partir de 22 de julho, um ciclo de oficinas voltado à implementação da reforma tributária no setor de saneamento básico. A iniciativa tem como objetivo orientar as entidades reguladoras infranacionais (ERIs) sobre as mudanças introduzidas pela reforma tributária e seus impactos na regulação dos serviços.

Leia mais »
Desenvolvimento também nasce do que a sociedade descarta

Desenvolvimento também nasce do que a sociedade descarta

Há um dado que merece nossa profunda reflexão: o Brasil recicla apenas 2,2% dos resíduos sólidos urbanos que produz. Menos de 3% de tudo o que consumimos e descartamos retorna à cadeia produtiva. O número impressiona e revela quanto o país ainda desperdiça uma oportunidade de gerar emprego, renda, reduzir gastos públicos e preservar o meio ambiente.

Leia mais »