saneamento basico

Dia da Terra: planeta enfrentará escassez de água de 40 % em 2030

Marcado para os dias 22 e 23 de maio, evento em Salvador (BA) irá discutir a melhor gestão dos recursos hídricos do planeta

Relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) revela que, se não houver uma melhor gestão dos recursos hídricos planetários, as reservas de água doce da Terra podem cair 40% até 2030.

Uma das razões para isso é o aumento da produção agrícola, que deve crescer 60% até 2050, ameaçando dificultar o acesso à água para parte da população.

Atualmente, há aproximadamente 748 milhões pessoas no mundo que não têm acesso a água potável.

Aladyr

Para apresentar soluções para este cenário, será realizado na cidade de Salvador (BA), entre os próximos dias 22 e 23 de maio, o 3º Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reutilização da Água (Aladyr).

aladyr

O evento promoverá diversas palestras sobre temas como dessalinização da água, tratamento de efluentes e gestão da água para a indústria de alimentos e bebidas, agropecuária e mineração.

Projetos para o reuso da água em grandes complexos industriais, a gestão da água para criação sustentável de gado e transferência de tecnologias de dessalinização entre Israel e Brasil também são temas que se encontram na agenda do seminário.

Segundo o presidente da Aladyr, Juan Miguel Pinto, “a água é uma fonte fundamental de desenvolvimento econômico, mas deve ser usada com equilíbrio, seja para irrigação agrícola ou para a produção de energia”.

E ele completa: “em nosso evento em Salvador, iremos discutir a melhor gestão e o uso mais escrupuloso dos recursos hídricos, que podem ser alcançados mesmo em países em desenvolvimento”.

De acordo com o relatório da Unesco, a agricultura é um dos setores produtivos que mais consomem água.

O mais preocupante é que a produção agrícola vai aumentar 60% até 2050, o que pode levar a escassez de água.

Outro dado importante é que, atualmente, 20% das águas subterrâneas do planeta estão sendo explorados de forma abusiva.

Foco brasileiro

“No Brasil, o recém-eleito presidente Jair Bolsonaro já expressou abertamente seu interesse em projetos de dessalinização da água”, diz o presidente da Aladyr, Juan Miguel Pinto. “O orçamento de 2019 do Ministério da Economia contempla US$ 225 milhões para saneamento e mais US$ 500 milhões para recursos hídricos”.

Vale lembrar que o 3º Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reutilização da Água (Aladyr), a ser realizado em Salvador entre os dias 22 e 23 de maio, conta com o apoio oficial do governo brasileiro.

Estará presentes no evento uma comitiva do Ministério do Desenvolvimento Regional do Governo do Brasil.

Serviço do 3º Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reutilização da Água (Aladyr):

Horários do seminário
22 de maio: das 8h às 18h
23 de maio: das 8h às 14

Local do evento
Wish Hotel da Bahia
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1537 – Dois de Julho, Salvador – BA
Para informações sobre inscrição no evento, acesse : www.aladyr.net/pt-br/salvador-brasil-2019/

Últimas Notícias: