saneamento basico
obras-saneamento

MT tem 11 obras de saneamento com recursos federais paradas

No país, são quase mil obras públicas interrompidas apenas na área do saneamento, que somam R$ 13, 5 bilhões em contratos.

Um levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) divulgado pelo Estadão mostrou problemas em obras com recursos da União pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Caixa Econômica Federal.

Das obras paradas no estado, 7 são do PAC, 5 pela Funasa e uma pela Caixa. Enquanto o destino dessas obras não é decidido, em Mato Grosso, segundo o IBGE, 71,6% da população não possui acesso adequado aos serviços de água, lixo e esgoto.

Leia também: Saneamento tem R$ 13,5 bilhões em obras paradas no País

Obras de saneamento

Obras de saneamento básico são importantes porque interferem diretamente na qualidade de vida e na saúde da população.

Apesar de alarmante, a situação de Mato Grosso não é tão grave quanto a de outros estados. Em número de obras paradas, o Estado é o sétimo com menos construções sem continuidade.

A pior situação é a de Pernambuco, que Pernambuco, que têm 114 obras paradas, sendo 28 de saneamento. Do outro lado do ranking está Roraima, com apenas 5 obras paralisadas.

Fonte: Notícias R7.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »