saneamento basico
Aegea premiada pelo Instituto Trata Brasil

Aegea é premiada pelo Instituto Trata Brasil e Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV em reconhecimento de inovação

Aegea premiada pelo Instituto Trata Brasil

A Aegea, empresa líder no setor privado de saneamento, foi reconhecida por dois cases no Prêmio Casos de Sucesso e Inovação & Tecnologia do Instituto Trata Brasil em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Companhia foi reconhecida com dois cases no Prêmio Casos de Sucesso e Inovação & Tecnologia

O reconhecimento veio em dois cases. O primeiro, de Inovação & Tecnologia, reconhece as práticas de empresas do setor de saneamento básico que estejam contribuindo positivamente no país, na categoria “Financiamento Verde”, onde a AEGEA foi eleita como destaque com a iniciativa dos Sustainability-Linked Bonds (SLB). Na emissão dos bonds, realizada em abril deste ano, a empresa se comprometeu com três metas de sustentabilidade a serem alcançadas até 2030: redução do consumo de energia em 15%, medido em kWh/metro cúbico; aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança; e aumento de 17% para 27% de negros ocupando posições de liderança. A companhia foi a primeira do setor de saneamento a emitir Bond vinculado a metas ESG na América Latina, e pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.

O segundo reconhecimento veio em Casos de Sucesso, na categoria de Saneamento Básico, que reconhece as boas práticas de munícipios e empresas na área de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O case de Campo Grande (MS), onde a companhia tem operação por meio da concessionária Águas Guariroba, também foi reconhecido pela atuação em parceria com o município. A cidade foi eleita pela redução de perdas de água nos últimos 10 anos, cujos indicadores estavam em 26,26% em 2011. Já em 2020, os indicadores alcançaram 19,32%. O avanço é especialmente significativo quando considerado que o sistema de abastecimento de água no Brasil perde, em média, 40% do produto com vazamentos e ligações clandestinas na distribuição, de acordo com estudo do Instituto Trata Brasil divulgado em 2021, a partir de dados do SNIS 2019. O levantamento aponta que o índice de 39,2% representaria um volume equivalente a 7,5 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçadas diariamente.


LEIA TAMBÉM: 6º Prêmio “Casos de Sucesso & Inovação e Tecnologia” do Instituto Trata Brasil (ITB)

Aegea premiada pelo Instituto Trata Brasil

A Diretora de Operações Financeiras da Aegea, Fabiana Judas, que esteve presente na cerimônia, agradeceu pelos reconhecimentos.

“Ficamos muito felizes em ter nossos esforços premiados por instituições como o Trata Brasil e o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV. Nosso modelo de negócios tem como base eficiência operacional, cumprimento de metas, investimentos responsáveis e o alinhamento aos princípios ESG, e estes reconhecimentos mostram que estamos no caminho certo”, apontou.

O evento também contou com um debate, mediado pelo jornalista Carlos Tramontina, em que Fabiana compartilhou a importância dos Bonds para a Aegea. “Nós sabemos a importância de nos adaptar aos diferentes ‘Brasis’, já que atuamos em cidades de diferentes portes, com populações que variam de três mil a 6,8 milhões de habitantes, e as metas estabelecidas na emissão dos SLBs garantem que a população poderá se ver na companhia.”

Fonte: Aegea.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »