saneamento basico

Agência cobra ações da Saneago para minimizar problemas durante período de seca

Com base na atual estiagem, época que deveria ser de muita chuva, e temendo um agravamento nos meses de julho, agosto e setembro, quando são registrados os períodos mais secos em Goiás, a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos – AGR já começou a cobrar ações preventivas da Saneago, principalmente em relação aos municípios com histórico de problemas de abastecimento de água.

O presidente da agência, Humberto Tannús Júnior, enviou ofício à Saneago solicitando a atualização dos Planos de Contingência e Emergência da empresa. “Nossa intenção é dar tranquilidade ao usuário no período de seca e evitar problemas de falta de água”, detalha Tannús. Nesses planos, já solicitados anteriormente, devem conter medidas a serem adotadas em caso de desabastecimento. Também devem estar especificadas ações para o abastecimento emergencial em situações extremas de falta de água.

De forma inédita, a AGR pediu que mesmo aqueles municípios onde o risco de desabastecimento é menor também apresentem seus planos de contingência. Nesses casos, a agência reguladora espera uma descrição das obras, investimentos e demais ações de médio e longo prazo, planejadas ou em execução pela Saneago, visando à solução definitiva do problema.

Fonte: Abar
Veja mais: http://www.abar.org.br/acontece-nas-agencias/2385-agr-agencia-cobra-acoes-da-saneago-para-minimizar-problemas-durante-periodo-de-seca.html

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »