saneamento basico

Agência investiga se Sabesp faz racionamento de água à noite

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), órgão do governo que fiscaliza o serviço de água no Estado, apura se a Sabesp tem cortado o fornecimento à noite como uma espécie de rodízio camuflado. A decisão, em meio à crise hídrica do sistema Cantareira, foi tomada após investigação de uma reclamação vinda de uma moradora de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. A agência quer saber se há falhas na capital e na região metropolitana. As informações foram publicadas no jornal Folha de S. Paulo.

A Arsesp quer descobrir se a Sabesp está reduzindo a pressão da água à noite a níveis abaixo do permitido pelas normas técnicas do setor, o que poderia deixar as casas sem água, principalmente em locais mais altos. Segundo o que há foi levantado em Itaquaquecetuba, em 9 de 12 dias deste mês a pressão foi a zero durante a noite e a madrugada, ou seja, o imóvel ficou sem receber água. Em outras duas noites, a pressão foi menos da metade do mínimo exigido, que é 10 metro por coluna de água (MCA), o suficiente para abastecer uma caixa d’água a dez metros de altura.

A Sabesp disse que a redução da pressão pode ocorrer em áreas da Grande São Paulo como uma forma de evitar vazamentos, faz parte de uma política permanente da empresa e não é uma forma de racionamento. Além disso, informou que casos de falta de água são momentâneos e provocados por manobras para transferir água de outros sistemas para regiões antes abastecidas pelo Cantareira.

Últimas Notícias:
Integração de sistemas no saneamento o risco operacional que começa na desorganização dos dados EOS Systems

Integração de sistemas no saneamento: o risco operacional que começa na desorganização dos dados | EOS Systems

No setor de saneamento, a falta de integração entre sistemas não é apenas um problema de TI; é um risco operacional sistêmico. Quando o sistema comercial (faturamento) não se comunica com o operacional (telemetria/GIS) e ambos ignoram o fiscal (ERP), a operação da concessionária entra em um ciclo de desorganização de dados, onde a informação se torna incompleta e a tomada de decisão perde efetividade.

Leia mais »
Novo marco legal do saneamento fracasso ou limites estruturais

Novo marco legal do saneamento: fracasso ou limites estruturais?

Nos últimos meses, uma sequência de notícias sobre concessões esvaziadas, revisões de modelagens e redução do interesse privado em projetos de saneamento reacendeu um debate incômodo. O novo marco legal do setor (Lei 14.026/2020) estaria falhando em sua principal promessa: a universalização dos serviços até 2033?

Leia mais »