saneamento basico

SC: Amae muda cálculo de reajuste da água

Amae muda cálculo de reajuste da água

02 de abril de 20140

A Amae mudou a metodologia do cálculo da tarifa e o reajuste da água vai ficar bem abaixo do pretendido pela Águas de Joinville. A companhia queria o índice da inflação nos próximos quatro anos, o que representaria algo entre 5% e 6% ao ano. Só que a agência, baseada em informações da própria companhia, como o dinheiro em caixa, por exemplo, vai conceder menos. Para este ano, seria 1,56% de aumento.

No ano que vem, o reajuste ficaria em 2,75% e, em 2016, outros 3,48%. Para 2017, a novidade: redução de 8% na conta d’água. Mas por que ir aumentando agora e reduzir depois? É que em 2017 estarão prontos investimentos como a maior rede de esgoto e a ampliação da estação do Cubatão. Assim, a companhia vai estar faturando mais e não precisará de tarifa elevada para bancar suas despesas e novos investimentos. Na semana que vem, o conselho da Amae decide se aceita a proposta de reajuste feita pela Amae. A decisão final caberá ao prefeito Udo Döhler.

Uma das novidades neste ano será a redução na tarifa mínima. Hoje, quem gasta até 10 m3 paga R$ 25,80. Gaste um ou dez metros cúbicos, paga a mesma coisa. A Amae está sugerindo que o consumo baixe para 5 m3. Assim, quem consumir até esse patamar vai pagar menos. O valor ainda não está definido.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »