saneamento basico

SC: Amae muda cálculo de reajuste da água

Amae muda cálculo de reajuste da água

02 de abril de 20140

A Amae mudou a metodologia do cálculo da tarifa e o reajuste da água vai ficar bem abaixo do pretendido pela Águas de Joinville. A companhia queria o índice da inflação nos próximos quatro anos, o que representaria algo entre 5% e 6% ao ano. Só que a agência, baseada em informações da própria companhia, como o dinheiro em caixa, por exemplo, vai conceder menos. Para este ano, seria 1,56% de aumento.

No ano que vem, o reajuste ficaria em 2,75% e, em 2016, outros 3,48%. Para 2017, a novidade: redução de 8% na conta d’água. Mas por que ir aumentando agora e reduzir depois? É que em 2017 estarão prontos investimentos como a maior rede de esgoto e a ampliação da estação do Cubatão. Assim, a companhia vai estar faturando mais e não precisará de tarifa elevada para bancar suas despesas e novos investimentos. Na semana que vem, o conselho da Amae decide se aceita a proposta de reajuste feita pela Amae. A decisão final caberá ao prefeito Udo Döhler.

Uma das novidades neste ano será a redução na tarifa mínima. Hoje, quem gasta até 10 m3 paga R$ 25,80. Gaste um ou dez metros cúbicos, paga a mesma coisa. A Amae está sugerindo que o consumo baixe para 5 m3. Assim, quem consumir até esse patamar vai pagar menos. O valor ainda não está definido.

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »