ANA Abrandamento Seca Alagoas
Alagoas registrou abrandamento da seca entre os meses de maio e junho deste ano. É o que aponta a última atualização do Monitor da Secas, divulgado na segunda-feira (21) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Conforme o estudo, além de Alagoas, entre maio e junho, em termos de severidade da seca, houve um abrandamento do fenômeno em outros 13 estados: Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Na comparação entre maio e junho, somente um estado registrou o aumento da área com seca: o Maranhão. No sentido oposto, o Monitor identificou a diminuição da área com o fenômeno em outros 12 estados: Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Em outras 11 unidades da Federação, a área com seca se manteve estável: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Roraima. Entre maio e junho, os órgãos de monitoramento não registraram seca no território do Amapá. Em junho, o Mato Grosso também ficou livre do fenômeno, enquanto no Pará os especialistas voltaram a detectá-lo no último mês.
LEIA TAMBÉM: Ronaldo Caiado anuncia instalação de usina da Inpasa em Rio Verde (GO)
Considerando as cinco regiões geopolíticas acompanhadas pelo Monitor de Secas, o Norte teve a condição mais branda do fenômeno em junho, enquanto o Nordeste teve a situação mais severa, com 33% da sua área com registro de seca grave. Entre maio e junho, o fenômeno se abrandou em todas as cinco regiões. Considerando a extensão da área com seca, houve redução da área com registro do fenômeno no Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul.
ANA Abrandamento Seca Alagoas
Já no Nordeste a área com seca teve um leve aumento nesse período. Em junho o Brasil teve seca em 44% de seu território, que representa a menor área desde dezembro de 2023. Quando todo o País passou a ser acompanhado pelo Monitor. No último mês também houve a condição mais branda do fenômeno desde dezembro de 2023.
No sentido oposto, a seca se intensificou em junho em outros cinco estados: Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins. Já em outras cinco unidades da Federação o fenômeno ficou estável em termos de severidade nesse período: Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Rondônia e Roraima. O Amapá permaneceu livre de seca, enquanto no Mato Grosso os técnicos deixaram de observar o fenômeno devido ao volume de chuvas acima da média. Já no Pará, os especialistas voltaram a registrar a ocorrência de seca em junho.
Fonte: CM.