ANA Live Lançamento Agência
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizará na quarta-feira, 11 de dezembro, às 14h30, uma live de lançamento de três grandes publicações da ANA, que tratam da situação da água e seus usos no Brasil: o Relatório do Conjuntura dos Recursos Hídricos 2024, o Guia de Automonitoramento do uso da água e o Manual de Usos Consuntivos.
O evento é uma oportunidade de apresentar à sociedade estudos que reforçam o compromisso da Agência com a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, com o aprimoramento dos instrumentos de gestão e com o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).
Para acompanhar o encontro, basta acessar o canal da ANA no Youtube no dia e horário agendados.
Contudo o evento contará com a participação da diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios; da diretora Ana Carolina Argolo, do diretor Filipe Sampaio e dos diretores interinos Nazareno Araújo e Marcelo Medeiros. Além disso, contará com a presença da superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos, Ana Paula Fioreze; da superintendente de Fiscalização, Viviane Brandão; e da assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Jordana Girardello.
LEIA TAMBÉM: Comissão aprova proposta de incentivos para usinas de dessalinização de água
Portanto durante a live, será apresentado um breve contexto de cada uma das três publicações, a começar pelo Manual de Usos Consuntivos. Ele é parte de um estudo abrangente, que contemplou a definição de métodos, a construção de bases de dados e a produção, armazenamento e disponibilização de resultados de estimativas de usos consuntivos da água para todos os municípios brasileiros, acompanhando a evolução da malha territorial desde 1931 (1.365 municípios) até a atualidade (5.570 municípios).
ANA Live Lançamento Agência
Em conclusão a ANA desenvolveu em 2023, e concluiu em 2024, um processo regulatório de revisão de todos os normativos federais vigentes sobre o automonitoramento do uso da água, que resultou na unificação e simplificação da normatização existente, padronização de critérios para usuários e expansão da obrigatoriedade para todo o Brasil, que culminou na Resolução ANA nº 188/2024. O Guia de Automonitoramento do Uso da Água amplia a divulgação do instrumento no SINGREH e orienta os usuários na busca pela conformidade e pelo melhor uso do recurso em suas atividades.
LEIA TAMBÉM: Brasil e Reino Unido fazem parceria para descarbonizar indústrias
Em suma por fim, o Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2024 será a última pauta do encontro. Ele apresenta informações referentes principalmente ao ano 2023 (base de dados do exercício anterior), além de acontecimentos relevantes de 2024, apurados até a data de elaboração do relatório. Conhecido como a principal publicação da ANA e a maior referência sobre a situação das águas no Brasil, o Conjuntura oferece uma atualização periódica abrangente sobre o estado e a gestão dos recursos hídricos no país, baseada em um conjunto de indicadores e estatísticas.
Fonte: GOV.